Como saber o vencimento do RG?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. A partir dos 60 anos, o prazo de validade é indeterminado.

A Carteira de Identidade não possui validade, segundo Art. 18 e Art. 19 do Decreto nº 9.278 , de 5 de fevereiro de 2018: Art.

Confira a seguir: Idade entre 0 e 12 anos – Validade de 5 anos; De 12 a 59 anos – Validade de 10 anos; A partir de 60 anos – Validade por tempo indeterminado.

Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição. A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão.

Indica que um documento está pronto e foi encaminhado ao seu destinatário.

Basta agendar uma visita ao Poupatempo e comparecer na data e horário escolhidos com a certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento e uma foto 3x4.

A data de emissão do registro geral é o dia em que o documento foi emitido. Ou seja, a data que ele é considerado válido. Ela também é chamada de data de expedição. Para saber onde encontrar a informação é só virar o verso do RG.

Crianças de 3 a 4 anos: validade de 4 anos; Crianças de 4 a 18 anos: validade de 5 anos; Pessoas maiores de idade: validade de 10 anos.

Órgão emissor do RG (carteira de identidade)
Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.