Como saber meu biotipo?

Perguntado por: eperes3 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura.

Teste de pulso

  1. Ectomorfo – polegar e dedo médio sobrepostos com facilidade. Dificuldade em ganhar gordura e músculo;
  2. Mesomorfo – polegar e dedo médio tocando um ao outro. Perde gordura corporal facilmente e ganha músculo rapidamente.
  3. Endomorfo – O polegar e o dedo médio não entram em contato.

“O ectomorfo”, explica Matheus, “é aquela pessoa mais magra que tem dificuldade em ganhar volume muscular e peso. O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura.

Ectomorfo. Conhecidos por terem o metabolismo acelerado e dificuldade para ganhar peso, têm o corpo magro e esguio, com ombros estreitos e membros compridos. Sua dieta é caracterizada pelo alto volume de calorias e nutrientes, especialmente quando o objetivo for ganho de peso e massa muscular.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

Mesomorfo. Já os mesomorfos têm o corpo magro e atlético, mesmo que não se exercitem com tanta frequência. Pessoas desse biotipo corporal têm o tronco mais largo, enquanto a cintura e o quadril são estreitos. Elas têm pouca gordura abdominal e tendem a ganhar massa muscular com facilidade.

Os mesomorfos geralmente possuem uma estrutura física mais naturalmente atlética e com propensão ao ganho de massa magra (hipertrofia). Ou seja, apresentam o copo magro, porém musculoso, mesmo sem trabalhar os músculos.

Qual biotipo corporal é mais raro? O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Endomorfo

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

O biotipo endomorfo consiste em uma estrutura física propensa para o acúmulo de gordura corporal. Não só, são corpos com maior dificuldade para o ganho de massa muscular, ao contrário dos mesomorfos.

Endomorfo é o biotipo corporal em que a pessoa normalmente é baixa, tem corpo e ombros largos e um maior percentual de gordura corporal. A pessoa do biotipo endomorfo tem um metabolismo mais lento e, por isso, acaba tendo maior tendência para acumular gordura e dificuldade para emagrecer.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.