Como repor sais minerais perdidos na diarreia?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

O consumo de zinco, seja por meio da alimentação ou pela suplementação, que deve ser validada por um médico, também é importante na recuperação de uma diarreia. Frutas, como banana e maçã, sopas e chás também são opções interessantes para hidratar e repor nutrientes fundamentais.

Como repor os eletrólitos
A reposição desses elementos tão importantes pode ser feita por alimentos. A pessoa com carência de minerais deve se alimentar de forma balanceada com fontes de eletrólitos, reequilibrando sua presença no corpo. Há também a opção de reposição via suplementos, como o Hydrolift.

Água de coco, sucos de frutas, chás, gelatina, sopas e caldos, além de água mineral, também são alternativas indicadas para a reposição de líquidos e eletrólitos, e ainda funcionam como calmante para o intestino.

1) OFERECER OU INGERIR MAIS LÍQUIDO QUE O HABITUAL PARA PREVENIR A DESIDRATAÇÃO: O paciente deve tomar líquidos caseiros (água de arroz, soro caseiro, chá, suco e sopas) ou Solução de Reidratação Oral (SRO) após cada evacuação diarreica. Não utilizar refrigerantes e não adoçar o chá ou suco.

O Gatorade pode ser útil para reidratar o corpo durante um episódio de diarreia, mas é importante intercalar o consumo com água e considerar outras soluções de reidratação, como Pedialyte ou SRO. Se a diarreia persistir por mais de 48 horas, é importante procurar atendimento médico.

Aqui estão alguns alimentos e bebidas que podem ajudá-lo a reabastecer seus estoques.

  1. 1 – Beba água de coco sem açúcar. ...
  2. 2 – Coma bananas. ...
  3. 3 – Consumir laticínios. ...
  4. 4 – Cozinhe carnes brancas e aves. ...
  5. 5 – Coma abacate. ...
  6. 6 – Beba suco de frutas. ...
  7. 7 – Melancia no lanche. ...
  8. 8 – Experimente líquidos com infusão de eletrólito.

Alimentos ricos em sais minerais

  1. Folhas verdes escuras.
  2. Água de coco.
  3. Tofu, brócolis e couve.
  4. Castanha do pará, especiarias diversas e sal marinho.
  5. Frutas como abacate e banana.
  6. Por fim, sementes em geral (abóbora e girassol, por exemplo).

Os probióticos contidos na Enterogermina são benéficos para a saúde isso porque ao chegarem ao intestino, formam uma proteção contra germes ou agentes agressores. Assim, melhoram o equilíbrio da flora intestinal, além da indução de vitaminas com foco no complexo B.

“Nos quadros de diarreia, a perda principal é de água, potássio, sódio e bicarbonato, além de outros eletrólitos”, afirma o gastroenterologista Fábio Luiz Maximiano.

Uma recomendação importante para melhorar a absorção dos nutrientes em geral é também incluir probióticos no cardápio diário. Eles estão presentes no iogurte ou em alimentos fermentados como picles e kombucha, por exemplo.

Na diarreia aguda, o zinco estimula a absorção de água e eletrólitos pelos enterócitos, bem como a resposta imune local, promovendo o reestabelecimento da mucosa gastrointestinal. O zinco foi associado à diminuição da gravidade, duração e ocorrência de novos episódios de diarreia aguda em crianças.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

Zinco: deve ser administrado, uma vez ao dia, durante 10 a 14 dias: • Até seis (6) meses de idade: 10mg/dia. Maiores de seis (6) meses de idade: 20mg/dia. Em caso positivo e com comprometimento do estado geral: Reidratar o paciente de acordo com os planos A, B ou C.