Como regular o sono?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

7 dicas para manter o sono em dia durante a quarentena

  1. Crie e siga novas rotinas.
  2. Procure dormir e acordar no mesmo horário.
  3. Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite.
  4. Não coma logo antes de deitar.
  5. Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  6. Faça exercícios físicos durante o dia.

Determine uma rotina
A principal dica para regular o seu sono é regular seu relógio biológico. Ou seja, tente atender as necessidades naturais do seu corpo. Estar acordado e ser produtivo durante o dia e descansar durante a noite.

Aqui estão cinco dicas adicionais para fazer a transição de sua rotina de sono com mais facilidade.

  1. Estabeleça um horário para dormir e acordar. ...
  2. Evite 'assassinos do sono' ...
  3. Comece a se preparar para dormir uma hora antes de deitar. ...
  4. Chega de cochilos aleatórios. ...
  5. Faça exercícios.

Dicas de como regularizar o sono e ter mais energia no dia-a-dia e encarar a rotina.

  1. Determine a hora em que você deseja acordar. ...
  2. Evite o botão de soneca. ...
  3. Evite tomar bebidas com cafeína. ...
  4. Fique longe de telas e monitores. ...
  5. Cuidados com iluminação do quarto.

Vitaminas que auxiliam numa boa noite de sono
A falta das vitaminas D, B6 e B12 afeta negativamente a qualidade de sono, visto que a vitamina D age em conjunto com os genes relógios do corpo e a melatonina, que funcionam como um “alerta” para o corpo de que está na hora de dormir.

Vitamina B12

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

Adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas, segundo os CDC.

Dormir com luzes acesas, seja durante o dia ou à noite, é prejudicial à qualidade do nosso sono. Isso porque parte do nosso cérebro não descansa quando há claridade.

Assim, para atingir o sono profundo, é necessário ter alguns hábitos antes de dormir. Por exemplo: evitar o uso de eletrônicos, bebidas alcoólicas e estimulantes, como café. Além disso, é preciso manter o ambeinte escuro para que o corpo produza melatonina – hormônio do sono – e desempenhe sua função de forma adequada.

Mesmo que dormir pouco ou possuir o sono desregulado não pareça tão grave assim, as suas consequências são extremamente nocivas para a saúde, podendo ocasionar: irritabilidade, aumento dos níveis de estresse, dor de cabeça, falta de atenção e outros inúmeros fatores que fazem mal à saúde.

5 horas de sono por noite é limite para boa saúde em maiores de 50 anos, indica pesquisa. Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa.

Feche a boca e inspire silenciosamente pelo nariz até uma contagem mental de quatro. Prenda a respiração contando até sete. Expire pela boca, fazendo um som de whoosh contando até oito. Repita o processo mais três vezes para um total de quatro ciclos respiratórios.

Depois de um dia de treino na academia ou uma corrida no fim da tarde, por exemplo, a duração desse sono tende a ser maior. 3 – No terceiro estágio, que dura entre 15 e 20 minutos, o sono fica mais pesado e a pessoa só acorda com estímulos mais fortes.

Os alimentos ricos em melatonina, como aveia, leite, kiwi e abacaxi, são ótimas alternativas para quem deseja dormir melhor de forma natural. Esses alimentos são fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que atua na síntese e liberação de melatonina. Sendo importante para a boa produção deste hormônio.

A nutróloga recomenda alguns alimentos que, se ingeridos antes de dormir, podem ser benéficos para o sono e para a produção de melatonina, mas devem ser consumidos com moderação. Você pode fazer combinações variadas desses alimentos: Nozes, castanhas, amêndoas. Frutas como kiwi, banana, ameixa seco e morango.