Como reciclar uma garrafa pet?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

O PET é 100% reciclável e pode ser refundido e moldado várias vezes, mas para que a garrafa possa ser reciclada, é preciso remover a tampa, o lacre e o rótulo (que geralmente são feitos de outro tipo de plástico, o polipropileno).

A partir da garrafa PET, é possível confeccionar uma série de itens para sua casa, como porta-objetos, utensílios para a cozinha, luminárias e outras peças de decoração, vassouras ecológicas ou até mesmo é possível utilizá-la para armazenar água ou óleo de cozinha. Outra opção é fazer um vaso de plantas de garrafa PET.

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa

  1. Aproveite o máximo do lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais.
  3. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos.
  4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças.

Além do investimento em plásticos biodegradáveis, a reciclagem é uma parte importante da solução desse problema. Com o simples gesto de juntar e doar tampinhas de garrafas pet, podemos ajudar nesse processo de reaproveitamento, estimular a economia circular e gerar renda para entidades sociais.

A melhor maneira de reciclar plástico é realizar a separação adequada do lixo e encaminhar para a reciclagem, seja por meio do lixo de coleta seletiva que passa nas residências ou por meio de locais próprios para a coleta do material.

Basicamente, a reciclagem dos plásticos consiste em três processos: coleta e separação dos resíduos de acordo com o seu material; revalorização, na qual o material já separado passa pelo processo para que volte a ser matéria-prima; e transformação, no qual o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.

Utilize materiais reciclados para projetos de arte
Ao reutilizar materiais para fazer projetos de arte, incentiva os alunos a serem criativos. Os alunos podem, por exemplo, utilizar as garrafas de plástico de água para fazer vasos, porta-lápis, esculturas e até mesmo instrumentos musicais e brinquedos.

Reutilizar: produto usado não é lixo
Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.

Resíduos plásticos são um imenso problema para o meio ambiente. Os plásticos se quebram em microplásticos, que acabam no ar e nos oceanos, prejudicando a vida marinha. Com isso, eles podem aparecer nos nossos alimentos ou nos pulmões, trazendo potenciais problemas de saúde.

Esse tipo de plástico serve para poder fazer brinquedos, novos coletores, casinhas para pet, bancos, novas embalagens, telefone, equipamento de telefonia”, explica Rafael Sette, diretor do Instituto Soul Ambiental. No Rio Grande do Sul, a reciclagem de tampinhas plásticas vem batendo sucessivos recordes.

Cada 150 quilos de tampinhas equivalem a uma cadeira de rodas. Já são 20 pessoas na lista de espera e as pessoas que necessitam podem entrar em contato conosco", explicou o parlamentar.

Bilboquê, vaivém, cavalinho de pau… São muitas opções de brinquedos que você pode criar com uma garrafa PET, desde as que ultrapassam gerações até as novas ideias que já caíram na graça da criançada. Abaixo, confira algumas ideias para você criar em casa!

O bilboquê é um brinquedo que auxiliar no desenvolvimento da motricidade, noção espacial e lateralidade, além de aprimorar a capacidade de percepção e reflexo. O Bilboquê consiste em duas peças: Uma garrafa pet com a tampinha, presos um ao outro por um cordão (barbante, ou cadarço de um tênis que você não use mais).

“Esta atividade desenvolve habilidades motoras. Também desenvolve na criança uma sensibilidade de criar seus próprios brinquedos. Através do lúdico, faz com que o aprendizado sirva para obter momentos de lazer, unindo o prazer de brincar e se divertir com o outro”.