Como receber ITBI de volta?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Para isso, é necessário ingressar com uma ação judicial contra a Prefeitura e os valores devem ser devolvidos com correção. O contribuinte pode ingressar com a ação tendo como base na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferida nos autos do RE 1937821/SP.

Para impugnar o comunicado CADIN ou solicitar restituição do ITBI, acesse o SAV – Solução de atendimento Virtual. Os formulários abaixo contêm a relação de documentos necessários e devem, preferencialmente, ser anexados ao pedido.

O que é? Solicitação de restituição de tributos relacionados ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI e recolhidos indevidamente e pagos à Secretaria Municipal de Fazenda.

Você pode ter Direito a restituição de ITBI. Para aqueles que comparam imóvel na cidade de São Paulo nos últimos 5 anos e pagaram ITBI, é possível exigir a restituição de valores pagos a maior. Com a intervenção de um advogado, o pedido de restituição do ITBI pode ser realizado junto aos Juizados Especiais Fazendários.

Você pode ter a possibilidade de restituição de valores pagos a mais. Se você comprou um imóvel nos últimos 5 anos, provavelmente você tem dinheiro a receber do Poder Público.

-Documentos necessários:

  1. Cópia do contrato de compra e venda ou distrato de compra e venda, se houver;
  2. Cópia da GI/DTI;
  3. Cópia do RG e CPF autenticada;
  4. Cópia do CNPJ, se pessoa jurídica;
  5. Matrícula atualizada (validade 30 dias).
  6. Em caso de representante legal, apresentar procuração.

O procedimento de restituição ou devolução do IPTU segue normas específicas de acordo com o valor e o motivo. Informe os dados bancários por meio do sistema SAV – Solução de Atendimento Virtual. Pré-requisito para usar o SAV: é imprescindível que o interessado tenha Senha Web ou Certificado Digital.

Os recursos do ITBI são destinados às despesas do próprio município onde o recolhimento é feito. Além disso, o pagamento do imposto é condição para que a transferência da propriedade do imóvel seja efetivada no cartório. Sem isso, portanto, o imóvel não pode ser transferido do vendedor para o comprador.

Devolução do imposto no negócio anulado
O STJ entende que, no caso de anulação da venda do imóvel, o valor pago a título de ITBI é passível de restituição. A discussão ocorreu no EREsp 1.493.162, relatado na Primeira Seção pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, hoje aposentado.

Comprar o primeiro imóvel é um sonho para muitos brasileiros, mas as despesas envolvidas nessa transação podem ser altas. O desconto ITBI no primeiro imóvel é uma iniciativa que pode ajudar a aliviar um pouco os gastos e tornar esse sonho mais acessível.

Ou seja, trata-se de um procedimento administrativo por meio do qual o Governo devolve os valores recebidos a maior. Além disso, é um meio da Receita Federal evitar que as pessoas paguem mais que o devido. Para os contribuintes, essa é uma oportunidade de recuperar valores pagos para realizar diferentes planos.

Quando o ITBI deve ser pago? O prazo final para pagamento do ITBI pode variar de acordo com sua localidade, porém, o mais comum é de 30 dias após dar entrada no processo de compra. Depois de efetuado o pagamento, os documentos devem ser liberados em até um mês.

O ITBI pode ser parcelado? A permissão para o parcelamento do imposto é uma decisão da prefeitura. Algumas delas permitem o pagamento em duas ou três vezes, mas não é de praxe. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o ITBI não é parcelado.

Aqueles contribuintes que pagaram o ITBI sobre a base majorada, nos últimos 5 (cinco) anos, poderão buscar a recuperação dos valores pagos indevidamente. Para isso, procure um advogado de sua confiança, especialista na área tributária, para saber se você tem ou não direito.

Para saber se vai receber no terceiro lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clicar em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.