Como transferir imóvel para holding familiar?

Perguntado por: azaganelli4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Para transferir de Pessoa Física para Holding Familiar será necessário ir até o Cartório onde está cadastrado o imóvel com o ITBI pago, com o ato societário registrado na Junta Comercial e demais documentos dos sócios e da empresa.

Quanto CUSTA a Holding
Além desse valor você terá um custo aproximado de R$ 4.000,00 por imóvel para registrar no cartório a transferência da pessoa física para a Holding.

Uma das desvantagens da holding familiar é a composição de custos para criá-la e mantê-la. É preciso passar por diversas etapas de registro e regularização, o que pode exigir um investimento inicial mais expressivo.

Como montar uma holding patrimonial familiar em 3 passos

  1. Faça um levantamento do patrimônio. O primeiro passo é fazer um diagnóstico de todo o patrimônio familiar a ser transferido para a holding. ...
  2. Defina o modelo de sociedade. ...
  3. Defina as regras de administração da holding.

A holding é uma empresa que tem o seu capital social integralizado por todo o acervo patrimonial de uma família, que pode ser composto por bens móveis, imóveis, participações societárias em outras empresas, dentre outros.

A Ordem dos Advogados do Brasil, não estabelece um teto para a cobrança de honorários no caso de abertura de holding familiar. Em regra, no inventário, os honorários advocatícios variam de 05% à 10% sob o valor total do patrimônio.

Isso significa que, quando uma pessoa física transfere seus bens imóveis para uma holding familiar, essa transação não estará sujeita ao pagamento do ITBI, desde que a atividade preponderante da empresa não seja a compra e venda de imóveis, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil.

As principais desvantagens:

  • Despesas de abertura e manutenção da sociedade.
  • Conflitos entre os integrantes.
  • Estrutura do patrimônio familiar.

Nesse sentido, no momento em que é feita a doação de cotas da sociedade, haverá a incidência do ITCMD, que deverá ser recolhido pelo donatário. O que irá diferir o inventário de uma holding familiar, será o valor do montante a ser declarado.

Uma Holding Familiar é uma estrutura jurídica que centraliza a gestão e o controle de bens e empresas de uma família. Ela facilita o planejamento sucessório e fiscal, além de proporcionar mais segurança patrimonial. Constituir um patrimônio ao longo da vida não é fácil.

Quanto tempo leva para abrir uma holding familiar? Uma holding familiar leva em média cinco meses para ser constituída. O prazo é longo porque é preciso fazer uma análise completa do patrimônio, definir os papéis de cada sócio e realizar a transferência de bens das pessoas físicas para a pessoa jurídica.

Embora não seja obrigatório contratar um advogado para abrir uma holding familiar, é altamente recomendado contar com o auxílio desse profissional.

Em resumo, enquanto a holding patrimonial tem como objetivo principal a gestão de patrimônio e investimentos, a holding familiar tem como objetivo a gestão e a continuidade dos negócios da família.