Como prevenir a dengue?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de ...

Cuidados em casa

  1. NÃO DEIXE ÁGUA PARADA. Destruir os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve. ...
  2. LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA. Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. ...
  3. VASILHAS PARA ANIMAIS. Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com paracetamol ou dipirona. “Eles são recomendados tanto pelo Ministério da Saúde como pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao perfil de segurança”, aponta Melissa.

Coloque areia nos potinhos das plantas
Desta forma, se evita o surgimento de criadouros dos proliferadores da doença. Com a correria do dia a dia é bastante tentador encher o potinho de água e deixar a planta retirar os nutrientes necessários.

A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos. Sintomas: A infecção por dengue pode ser assintomática, ter sintomas leves ou graves, podendo levar à morte.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Você deve verificar na sua residência – nas áreas externas e internas – se existem focos de água parada (ralos, recipientes, calhas, garrafas, pneus, piscinas plásticas, lixo, etc). Lixo deve ser descartado. Os recipientes que precisam ser mantidos devem ter a água eliminada e, depois, serem limpos e secos.

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

Podem ser utilizados também sucos, água de coco, soluções isotônicas (Gatorade, Pedialyte, Sportdrink, Sport Fluide, Sport Ade), além do soro de hidratação oral. Caso não consiga ingerir volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos, procure um Serviço de Emergência para hidratação venosa.

Erupções cutâneas ou vermelhidão no corpo
A vermelhidão na pele é um sintoma muito comum da dengue. Além dele, outra manifestação é a erupção cutânea causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, conhecida como exantema.

CIELO

CIELO é um inseticida de pronto uso utilizado no tratamento espacial de ambientes externos com função específica para a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti. A utilização é recomendada apenas em situações de aumento de casos.

A principal conclusão a que se chegou é que a dosagem de 2 mililitros (aproximadamente 2 colheres de café) de água sanitária, para cada litro de água tratada, é suficiente para matar larvas de Aedes aegypti durante 20 dias. É importante ressaltar que as larvas morrem após 24 horas de contato com a solução".