Como plantar babosa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para isso, basta tirar uma muda de uma planta maior e plantá-la em outro vaso. Atenção especial ao sol, já que apesar de se adaptar bem a climas diversos, a babosa gosta de bastante sol. Se você tem um espaço bastante ensolarado na varanda, ela vai se dar bem por lá.

Como plantar babosa através da folha
Com auxílio de uma pá, preencha o vaso com terra e areia; Faça vários buracos na terra para plantar os pedaços cortados da folha de babosa, sem cobri-las com substrato; Por fim, aperte com delicadeza o substrato ao redor de cada folha cortada e regue.

Assim como a maioria das plantas, a babosa gosta de água, mas odeia ficar imersa nela. Caso o seu recipiente não tenha um furo, o solo ficará encharcado, o que pode levar ao apodrecimento das raízes e matar até a aloe, que é resistente. Encha o vaso com solo para cactos e umedeça-o com água.

Ao observar essa região do corte também pode-se perceber que a planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela. Essa substância presente no líquido é tóxica para o consumo e uso na pele.

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos. No entanto, antes de consumir, é preciso consultar um médico!

Com uma pá pequena ou uma faca, enterre a ferramenta ao lado do broto e faça uma alavanca, pra arrancar gentilmente a planta pequena com raíz e tudo. Essa é a melhor forma, já que a estrutura toda da planta está formada, inclusive, com raízes. Aí, é só transplantar pra um vaso a sua muda de babosa.

O plantio da babosa pode ser feito de quatro formas diferentes: direto no solo do jardim, em vasos, em mudas ou pelas folhas. A espécie é considerada ideal para iniciantes em jardinagem.

A babosa gosta de ambientes ensolarados e cheios de luz e não suporta o excesso de água. Durante o verão, regue semanalmente, já no inverno, ela só precisa de água de duas a três vezes ao mês. Se quiser retirar uma das folhas para usar a gelatina da babosa nos cabelos ou na pele, a dica é começar de baixo para cima.

Rega: como uma boa planta suculenta, a Aloe Vera não gosta de solos encharcados. Por isso, regue uma vez por semana e pulverize água sobre a planta. Luminosidade: a babosa é uma planta que gosta de sol. Ela precisa de muita luz solar direta, por pelo menos 8h por dia, mas pode ser cultivada sob meia-sombra também.

A Babosa é uma planta medicinal de uso milenar por diversas culturas. Seu nome Aloe, significa substância amarga e brilhante, e vera significa verdadeira. Na literatura é encontrada com a sinonímia Aloe barbadensis.

"Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.”

Entretanto, existem poucas contraindicações da babosa a se considerar. Apesar de ser raro, a planta pode causar alergias e irritações locais se forem utilizadas de maneira incorreta. Além disso, não é indicado consumir aloe vera, pois ela pode causar cólicas e diarréias.

Ela também é anti-inflamatória e antifúngica, o que pode ajudar a controlar a candidíase vaginal.

Suculenta nativa da África do Sul, acaule, muito baixa (até 10cm de altura) e de crescimento moderadamente lento - de forma que deve ser plantada em local pequeno, como vasos e jardineiras.