Como pega conjuntivite?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.

Vemos muitos comentários nas redes sociais de adolescentes e pré-adolescentes que perguntam: “Como é que se pega conjuntivite?” A resposta: É muito fácil pegar conjuntivite — muito fácil mesmo. Tossir, espirrar ou tocar pode espalhar a infecção e esta pode alastrar-se como um fogo descontrolado nas condições certas.

O quadro de conjuntivite viral normalmente começa em um dos olhos, transmitindo-se para o outro 24 a 48 horas depois. A conjuntivite viral é autolimitada, curando-se sozinha após 7 a 10 dias, sem necessidade de tratamento específico. O período de contágio costuma durar todo o tempo em que o olho permanece vermelho.

Como evitar o contágio?

  1. Usar desinfetante sempre que tocar os olhos ou as secreções nasais;
  2. Evitar tocar no olho não infectado, após tocar no olho infectado;
  3. Evitar compartilhar objetos de uso pessoal;
  4. Evitar nadar.

Em relação à transmissão da doença, caso tenha sido causada por vírus e bactérias, ela ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio de objetos contaminados como equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lençóis e copos. Normalmente, a disseminação é rápida em ambientes fechados.

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, os surtos de conjuntivite podem acontecer em qualquer época do ano. Contudo, essa propensão aumenta na estação mais quente, pois o calor e o tempo seco favorecem a disseminação dos agentes infecciosos.

Quanto tempo dura a conjuntivite nos seus diferentes tipos? Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular.

“Quem está com conjuntivite deve lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”, ensina a oftalmologista.

De acordo com o oftalmologista Ricardo Boucault, o isolamento ajuda na prevenção do contágio. “A doença é transmitida de um paciente para o outro pelo contato direto. Então, se a gente coça o olho e dá a mão, pode transmitir a doença.”

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

Suspenda o uso de lentes de contato até que os sintomas desapareçam; Não utilize colírios sem a prescrição médica, pois podem provocar complicações e agravar o quadro da conjuntivite; Não deixe de procurar um médico para entender qual é o tipo do contágio e como cuidar da conjuntivite corretamente.

Não, não há maneira de curar a conjuntivite em apenas 1 dia, visto que elas podem durar até 15 dias mesmo seguindo orientações médicas.