Como passar o soluço?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Estratégias para acabar com os soluços: isto resulta?

  1. Suster a respiração.
  2. Respirar fundo.
  3. Comer um pedaço de gengibre fresco, pão ou açúcar.
  4. Sugar sumo de um limão.
  5. Ingerir uma bebida com água quente e mel.
  6. Gargarejar com água.
  7. Sentar-se e inclinar-se para a frente, sobre os joelhos.
  8. Pedir a alguém que nos pregue um susto.

O que fazer durante uma crise de soluço
Prender a respiração o máximo de tempo que conseguir. Respirar de forma profunda e lenta para esticar os músculos da respiração. Se possível, faça uso de um saco de papel, pois ajuda a regular a respiração e aumentar os níveis de CO2 no sangue, estimulando o sistema nervoso.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

Coloque o dedo na boca ou utilize um objeto para tocar a úvula (o “sininho da garganta), a fim de provocar reações de arroto e vômito para aliviar a pressão dentro do estômago; Coce o céu da boca com um cotonete de algodão; Sente-se, erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles, fazendo pressão sobre o tórax.

Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão. Na parte física, ele pode ser um sintoma de uma diabete mal controlada, problemas estomacais e respiratórios, causas neurológicas, cardiológicas, entre outras.

Em todos os lugares do mundo, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: “São Brás te proteja.” Ou simplesmente: “São Brás.”

Faça o bebê arrotar
Outra forma bastante utilizada é colocar o bebê na posição vertical para fazê-lo arrotar. Isso facilita a saída de gases presentes no estômago, aliviando o soluço.

A sua principal causa está ligada a uma irritação do chamado nervo frênico, responsável por acionar o diafragma durante todo o procedimento de respiração.

O soluço é causado por uma irritação no nervo frênico e pode acontecer em qualquer idade – apesar de muito incômodas, as crises tendem a ser passageiras.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

O consumo excessivo de alimentos que aumentam a produção de gases, como repolho, brócolis, feijão, ervilha e arroz integral, por exemplo, também podem provocar a dilatação do estômago e estimular o nervo frênico, resultando em soluços constantes.

Porém, hospitais e unidades de cuidados paliativos também têm observado soluços em paciente em tratamento de câncer e que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC). Especialistas apontam que a doença pode acabar irritando os nervos que servem o diafragma, causando os soluços.

Para muitos, a pergunta que fica é: É possível morrer de soluço? O médico Ullyanov Toscano, especialista em cabeça e pescoço, afirma que, na verdade, o soluço é um sintoma e não uma doença. Por isso, algumas enfermidades que o desencadeiam podem ser letais, tendo como exemplos os tumores do trato gastrointestinal.

Da análise dos casos clínicos publicados, os pontos mais usados para o tratamento dos soluços são os seguintes: GV 14;PC 6;CV 12; ST 36; BL 17; BL 20; BL 21; CV22 e LR 14.

Acabando com uma crise de soluços – soluções caseiras que funcionam! Prender a respiração eleva a quantidade de moléculas de gás carbônico (CO2) na corrente sanguínea, o que faz com que o cérebro atue no sentido de contrair o diafragma.

Frequentemente no consultório nos deparamos com a queixa acima. Que geralmente vem acompanhada com as descrições de “soluço no coração”, “coração para”, ou simplesmente o “coração bate diferente”. As palpitações ocorrem quando os batimentos cardíacos são percebidos.