Como parar soluço?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

17 dicas que ajudam a acabar com o soluço:

  1. Levar um susto.
  2. Receber cócegas.
  3. Prender a respiração.
  4. Gargarejar com água gelada.
  5. Beber água gelada.
  6. Chupar gelo.
  7. Beber água quente (cuidado para não ser tão quente que possa queimar a boca).
  8. Respirar dentro de um saco de papel.

O soluço pode ser desencadeado por diferentes causas, sendo algumas delas comer demais, beber bebidas gaseificadas, mascar chicletes e o uso de cigarro. Além disso, algumas causas mais graves podem ser destacadas, como estresse, ansiedade, depressão e doenças neurológicas, respiratórias e digestivas.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

O soluço é provocado por uma contração involuntária de um músculo chamado diafragma, que fica entre o tórax (peito) e o abdômen (barriga). Quando isso acontece, uma espécie de "tampa" da nossa garganta – a glote – se fecha, prejudicando a passagem do ar para os nossos pulmões.

Coloque o dedo na boca ou utilize um objeto para tocar a úvula (o “sininho da garganta), a fim de provocar reações de arroto e vômito para aliviar a pressão dentro do estômago; Coce o céu da boca com um cotonete de algodão; Sente-se, erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles, fazendo pressão sobre o tórax.

Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

Acabando com uma crise de soluços – soluções caseiras que funcionam! Prender a respiração eleva a quantidade de moléculas de gás carbônico (CO2) na corrente sanguínea, o que faz com que o cérebro atue no sentido de contrair o diafragma.

Algumas dicas podem ajudar a evitar as crises de soluço, como respirar com um saco na boca e nariz, parar de respirar por alguns instantes.

Representa biologicamente o 3º Centro de Força e seus impulsos determinam e qualificam a experiência do “Eu Sou”.

2) Estimule a garganta tomando água gelada, fazendo um gargarejo ou mesmo comendo açúcar puro; 3) Faça pressão sobre os olhos para estimular o nervo vago; 4) Manipule o seu diafragma, fazendo flexões com as coxas sobre o tórax ou apoiando o tórax contra uma superfície.

Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Se ter soluço por alguns minutos incomoda, imagine passar 68 anos soluçando. Esse foi o caso de Charles Osborne, que entrou para o Guinness Book com uma crise que durou de 1922 a 1990.

Existem situações que podem favorecer o soluço, como estresse, comer demais, fumar ou comer goma de mascar, condições que fazem entrar ar no organismo. O soluço pode ser ainda um problema crônico, que indica que existe alguma alteração nos nervos do diafragma.