Como parar de fumar?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

O que fazer para parar de fumar?

  1. 1 - O primeiro passo é... ...
  2. 2 - Tenha paciência. ...
  3. 3 - Mude o cenário. ...
  4. 4 - Distraia a vontade, ela dura até 10 minutos. ...
  5. 5 - Aprenda técnicas de relaxamento. ...
  6. 6 - Escove logo os dentes. ...
  7. 7 - Cuidado com o álcool. ...
  8. 8 - Ocupe-se com o que você gosta.

Se você quer tentar parar de fumar sozinho, vamos passar algumas orientações que podem ajudá-lo. Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial, e para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto.

Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.

Meditar. A meditação pode ser muito útil no processo de parar de fumar. Isso porque a prática reduz o desejo pelo cigarro e ajuda a treinar o autocontrole. Dessa forma, é possível mudar a forma como você responde a esses impulsos quando eles surgem.

Deixar de fumar de repente não é indicado. Mas pior do que deixar de fumar de repente, é continuar a fumar. Estão comprovados todos os prejuízos associados ao tabagismo. Fumar aumenta muito o risco de diversos cancros, nomeadamente o cancro do pulmão, bem como o risco de desenvolver um acidente vascular cerebral.

Como parar de fumar: 7 métodos que vão te ajudar

  1. Elimine os gatilhos do ato de fumar. ...
  2. Faça o momento de fumar ser menos prazeroso. ...
  3. Pare de fumar de uma vez só ...
  4. Pare de fumar aos poucos. ...
  5. Atrase o horário do primeiro cigarro. ...
  6. Utilize substitutos da nicotina. ...
  7. Busque ajuda médica e psicológica.

Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Os dois primeiros dias são os piores. Daí em diante, a frequência e a intensidade das crises vão diminuindo e a falta que você sente do cigarro também.

Para a análise, que confirma a recomendação da maior parte dos especialistas de que mais vale largar o cigarro logo do que tentar fumar cada vez menos, os cientistas liderados por Nicola Lindson-Hawley recrutaram 697 fumantes que expressaram o desejo de lutar contra o vício.

A bupropiona é o medicamento de eleição nesse grupo, pois segundo estudos científicos, é um medicamento que não apresenta, na grande maioria dos casos, efeitos colaterais importantes. A TRN (adesivo e goma de mascar) e a bupropiona são considerados medicamentos de 1ª linha, e devem ser utilizados preferencialmente.

Notícias

  • 7 alimentos que ajudam a parar de fumar.
  • 1 – Leite. Os mais antigos não tinham muitos recursos em relação à medicina e por isso utilizavam produtos naturais para se cuidar. ...
  • 2 – Suco de laranja. ...
  • 3 – Cenoura. ...
  • 4 – Gengibre. ...
  • 5 – Levedo de cerveja. ...
  • 6 – Brócolis. ...
  • 7 – Água.

Querer parar de fumar é o início de tudo. A força de vontade precisa atravessar o período mais crítico, a fase mais aguda de abstinência, que dura de 1 a 2 semanas. Alem da vontade intensa de fumar, são comuns sintomas como tonteiras, dores pelo corpo, irritabilidade e alteração do sono.

Mas a etapa mais difícil é mesmo a Fase de manutenção, porque muitos hábitos associados ao fumo precisam ser modificados.

Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem.

Experimente exercícios de respiração
Certos exercícios respiratórios podem melhorar a função pulmonar, especialmente para indivíduos que fumam, que fumaram no passado ou que têm danos nos pulmões devido a uma doença pulmonar crônica.