Como parar a moto com segurança?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Para uma parada básica que não seja de emergência, mantenha sua motocicleta na posição mais vertical possível e acioneos freios dianteiro e traseiro de forma suave e controlada. Acione a embreagem e reduza a marcha conforme for desacelerando.

Mantenha sempre a cabeça erguida e a visão para a frente. Muitas pessoas não gostam de acionar o freio dianteiro, mas não tenha medo: é ele que fornece o maior poder de força de parada. Você pode usar também o 'freio motor' para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas.

Acione a embreagem para reduzir a velocidade.
Acione-a quando você começar a desacelerar para reduzir a marcha aos poucos. Embora a embreagem ajude a reduzir a velocidade da moto, ela não ativa as luzes de freio. Portanto, sempre acione os freios para mostrar aos outros motoristas que você está parando.

na marcha que você quiser não vai fazer mal. porque. a moto vai estar desligada. mano no câmbio de uma moto funciona diferente de um do câmbio de um carro então mano se não vai vai ser irrelevante.

Evite excessos: o de velocidade é o primeiro deles, mas também evite excesso de peso no bagageiro, o que torna a moto muito instável. Outro excesso a evitar é o de malabarismos, seja ele a empinada ou outras manobras como o RL, para levantar a traseira da moto freando forte. Deixe isso para os pilotos profissionais.

Freio ou embreagem: qual pedal pisar primeiro para parar o carro sem desligar o motor? Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Assim como no carro é um erro permanecer com o pé em cima do pedal da embreagem, nas motos a situação é semelhante. Não devemos ficar com a mão sobre o manete porque isso gera um desgaste maior, aumenta o consumo de combustível, diminui o desempenho da moto e faz o motor durar menos.

Ela vai durar menos do que deveria. Um erro comum de muitos motociclistas é maltratar a embreagem. Além de desgastar de modo prematuro o componente, isso aumenta o consumo de combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos.

Não use o freio dianteiro quando a moto estiver inclinada
O pneu de qualquer motocicleta tem uma aderência limitada. Exceder esse limite fará com que ele derrape. Se isso acontecer com a roda dianteira em uma curva, você vai perder a frente da moto com muita facilidade.