Como os traficantes chamam os policiais?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.

Os “donos de morro” reivindicam não apenas o controle armado dos pontos de venda de drogas – as chamadas “bocas de fumo” – mas também dos territórios que as circunscrevem, interferindo em outras dimensões da vida social local: Impõem-se como árbitros de contendas – os chamados “desenrolos”; frequentemente interferem ...

“Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”. Você sabe quais são os sentidos dessas frases? Se você é cria das quebradas do Rio de Janeiro e São Paulo, provavelmente ouviu alguém falar e consequentemente consegue saber os significados de cada gíria usada na periferia.

O pó de anjo (fenciclidina) é uma droga que foi desenvolvida na década de 1950 como um anestésico cirúrgico, mas rapidamente foi proibida, devido a efeitos colaterais como alucinações, agitação e mania. Esse entorpecente é considerado perigoso e traz grande risco de morte acidental.

Popular principalmente em baladas, shows, raves e outras festas, o MD é uma substância psicotrópica ingerida via oral usada frequentemente como droga recreativa. Ele é considerado uma espécie de “versão melhorada” do ecstasy, que perdeu sua popularidade quando passou a ser misturado com outras substâncias.

Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas.

O termo, PAPA MIKE, teve origem entre os Policiais Americanos. Seu significado é Policial Militar ou simplesmente PM. (Papa Mike não é uma gíria.) Além dessa origem, também é um representação em conformidade com o código fonético internacional utilizado por militares de todo o mundo.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Tá 3 significa que tá calmo, que tá milhão.

Inscrições nas paredes dessas alas remetem ao mundo do crime e às facções. “Tudo 2”, “TD2”, “CV”, “CVRL” e “Trem bala” são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes “PCC”, “TD3” e “1533”, referências ao Primeiro Comando da Capital.

A droga foi desenvolvida em 1960 como um anestésico, mas o uso foi descontinuado por causa das reações adversas. Em 1980, a sua administração foi testada como sonífero e como complemento para o desenvolvimento de força muscular, mas ela foi proibida.

Se o peixe estiver apontado para cima, quer dizer que o criminoso encontra-se em ascensão ou que ocupa uma posição de respeito dentro do grupo.

Também denominada “sais de banho”, a cloud nine é uma droga sintética extremamente perigosa, não só por causar dependência, mas também por tornar seus usuários irreconhecíveis.

O MDMA (chamado de MD no Brasil e "Molly" nos Estados Unidos) é uma abreviação para a metilenodioximetanfetamina, que também é utilizada para a fabricação do ecstasy. Ele é uma droga que faz parte do grupo dos sintéticos, isto é, não pode ser obtido naturalmente, como a maconha, por exemplo.