Que sente uma pessoa com labirintite?

Perguntado por: upacheco . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda. A fase aguda da doença pode durar de minutos, horas ou até dias.

Quais são os sintomas da labirintite?

  1. tontura e vertigem;
  2. náusea;
  3. perda de audição;
  4. zumbido no ouvido;
  5. desequilíbrio;
  6. sensação de estar caindo;
  7. vômito;
  8. transpiração excessiva.

Como reconhecer a labirintite? O sinal mais conhecido da labirintite é a vertigem, quando você sente que tudo ao seu redor está se movimentando. Porém, existem outros sintomas que pedem atenção: tonturas, náuseas, suor excessivo, perda da audição, desequilíbrio, zumbido.

Os principais sintomas da labirintite são tontura, vertigem, desequilíbrio, nistagmo, perda de audição e outros sintomas auditivos, como zumbido no ouvido. É preciso destacar, porém, que esse quadro é raro e a maioria dos casos de tontura súbita estão ligados a outros diagnósticos.

Anti-histamínicos, como Prometazina (Fenergan), Dimenidrato (Dramin) e a meclizina podem ser prescritos para ajudar a aliviar a tontura e a náusea, geralmente são utilizados quando o paciente procura o pronto socorro com sintomas intensos ou prescritos para casa por alguns dias para alívio de sintomas.

A cura da Labirintite, de fato, cuja maioria dos casos estão ligados a uma infecção viral, é obtida por meio do tratamento, que consiste em repouso, hidratação e bons hábitos alimentares, além de medicamentos para aliviar os sintomas.

Ginkgo biloba, erva-doce, vinagre de maçã, cravo-da-índia e alecrim (geralmente preparados em chás) são ingredientes conhecidos popularmente como opções de remédio natural para a Labirintite, mas é preciso esclarecer, porém, que esses tratamentos caseiros não têm comprovação científica e o uso indiscriminado de algumas ...

Evitar muitos estímulos visuais, como ver fogos de artifício ou frequentar discotecas; Evitar locais muito barulhentos, como shows ou jogos de futebol; Evite fumar e beber bebidas alcoólicas ou estimulantes, como café, chá preto ou refrigerantes.

A sensação de que a sua cabeça está muito leve, como se flutuasse, é caracterizada como tontura. Ela também traz a impressão de que a pessoa está prestes a cair.

Na vertigem rotatória clássica, a sensação é que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que ele roda em relação ao ambiente. Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda. A fase aguda da doença pode durar de minutos, horas ou até dias.

Do mesmo modo, a labirintite não leva à morte, mas pode influenciar comportamentos nocivos no trânsito e acidentes domésticos que ocasionam o óbito. A pressão alta também pode apresentar sintomas parecidos com a labirintite, mas esta não causa o aumento da pressão arterial.

Outras dicas importantes são:

  1. Durante uma crise, manter-se deitado em uma posição confortável (de lado geralmente é melhor)
  2. Evitar chocolate, café e álcool.
  3. Suspender o tabagismo.
  4. Evitar luzes de forte intensidade.
  5. Manter-se em ambiente calmo e silencioso.

Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum.

Além da Vectoeletronistagmografia, existem outros exames complementares realizados no Otocentro que ajudam no diagnóstico como a Audiometria, Imitanciometria, Eletrococleografia (ECoG), Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e Potencial Evocado Miogênico Vestibular (Vemp) Ocular e Cervical.