Como saber se eu estou com infecção urinária ou candidíase?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

sintomas candidíase trato urinário - dor ou queimação ao urinar, vontade frequente depara urinar e urina muito escura e com cheiro forte; sintomas candidíase cutânea - pode se manifestar de diversas formas, desde alterações nas unhas, manchas, carocinhos e placas avermelhadas na pele.

O pH normal da vagina é ácido, sendo que na vaginose bacteriana se torna mais alcalino e na candidíase não tem alterações na sua acidez. Esta diferença é a base comum para testar de forma simples a infeção vaginal.

Quando não tratada, a candidíase pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária. Veja como evitar a proliferação dos fungos. A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida na região genital.

Sintomas da candidíase
Ardência na região da vulva (a parte externa da vagina) Leve inchaço dos lábios vaginais (conhecidos também como grandes lábios)

Nem tudo que brilha é ouro e nem tudo que arde é Candida… A vaginose citolítica é uma condição facilmente confundida com a candidíase, mas com um tratamento completamente diferente.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Corrimento verde ou amarelo esverdeado:
Ele pode cheirar a peixe e sua vulva pode estar sentindo muita coceira também. Além disso,você pode ter uma sensação de queimação ao fazer xixi, e isso ocorre porque a infecção também pode afetar sua uretra (o canal pelo qual você faz xixi) e a bexiga.

A anfotericina B IV é eficaz no tratamento de cândida urinária, mas é geralmente reservada para casos em que o fluconazol provou ser ineficaz. No entanto, é o tratamento de escolha para infecções do trato urinário causada por C. Glabrata e krusei.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

O tratamento da candidíase se baseia no uso de antifúngicos que são ministrados tanto por via oral quanto por via local. Quando a paciente, além da infecção, tem uma irritação muito séria, indica-se um creme cicatrizante local.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

Outra dica é dormir sem roupa íntima para deixar a região respirar durante o sono. Manter o equilíbrio da flora bacteriana é mais uma forma de evitar a proliferação do fungo da candidíase. Para isso, prefira fazer a higiene íntima com sabonetes de pH neutro e água apenas na área externa, com movimentos suaves.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.