Por que o estresse causa tontura?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A grande correlação destas dores e o estresse é que os hormônios ACTH e Cortisol são também os hormônios do estresse. Assim, a tensão muscular reduz a quantidade de oxigênio e nutrientes que deveriam chegar até a musculatura provocando as dores.

Atividade física ajuda a reduzir as crises de tontura
A atividade física pode ser uma aliada nessa hora, já que os exercícios potencializam a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e o bem-estar de todo organismo, além de atuar diretamente na melhora do equilíbrio corporal.

Tontura psicológica (emocional)
Este tipo de tontura possui relação direta com nosso subconsciente e consciente. Pessoas que têm problemas emocionais ou psicológicos, quando estão em estado de crise, tendem a perder o ritmo da respiração, causando alterações graves.

As crises de labirintite emocional também se assemelham às crises de labirintite comum: em ambos os casos, as crises podem ocorrer espontaneamente, podendo durar de alguns minutos a várias horas.

Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Confira a nossa lista com 8 chás relaxantes e nutritivos para a promoção do bem-estar!

  • Camomila com hortelã ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência.

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

Algumas doenças cardíacas que podem dar tontura são: arritmias cardíacas, doenças nas válvulas cardíacas e coração grande. Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo, podendo em algumas vezes ser fatal, especialmente quando se demora para dar o diagnóstico do problema.

2. Tontura de estruturas neurológicas. É o tipo de tontura que vem com a sensação de desequilíbrio, como se você estivesse cambaleando. Nesses casos, a tontura costuma ser constante e, geralmente, acontece nos idosos ou em situações adversas.

O procedimento mais importante para o diagnóstico de labirintite é o exame otoneurológico, um tipo de exame que testa a função do labirinto, responsável pelo equilíbrio e os sistemas envolvidos para o seu bom funcionamento. Além disso, ele também testa outros elementos ligados ao sistema nervoso.

Normalmente o paciente sente uma tontura do tipo sensação de cabeça leve, e sensação de flutuação. o quadro também pode vir acompanhado de zumbido, diminuição da audição, pressão nos ouvidos, irritabilidade e falta de concentração.

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Na terceira fase da exaustão é perigosa, pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.

Melissa ou cidreira: calmante, sedativa e relaxante, a cidreira é uma excelente aliada para acalmar e melhorar o foco ao mesmo tempo.