Como os anfíbios comem?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A alimentação dos anfíbios é muito variada e depende da espécie e da fase de vida observadas. Em algumas espécies, as larvas podem ser herbívoras, onívoras, carnívoras ou até mesmo detritívoras. Na fase adulta, os anfíbios são carnívoros e podem se alimentar de insetos, aranhas, minhocas e outros animais.

Os sapos têm um truque adicional para capturar suas presas. Eles conseguem mover a língua e se alimentar, mesmo no frio, com temperaturas que imobilizariam muitos anfíbios e répteis. A questão de como o sapo, pouco atlético, consegue se alimentar de animais mais rápidos que ele sempre intrigou biólogos.

Quanto ao tipo de alimentação, existem espécies de répteis herbívoras e carnívoras. Os iguanas pertencem ao primeiro grupo, enquanto os crocodilos são carnívoros. Por outro lado, os anfíbios são na sua maioria carnívoros, embora, geralmente, as formas larvais consomem matéria vegetal.

Os anfíbios possuem um sistema digestório completo e realizam digestão extracelular. Embora muitos anfíbios possuam duas fileiras de dentes, esses animais não mastigam suas presas.

Anfíbios são um grupo de animais vertebrados conhecidos por possuírem uma “vida dupla”, com uma fase de vida aquática e outra terrestre. Anfíbios (Classe Amphibia) são animais vertebrados que se destacam por ter representantes que passam parte do seu ciclo de vida na água e outra parte no ambiente terrestre.

Eles absorvem água através da pele. Algumas espécies procuram ficar em contato com as folhas das árvores ou de plantas que ficam molhadas pela chuva ou orvalho. Também podem retirar a água do próprio ar úmido das florestas.

6 – Algumas anfíbios se comunicam por gestos corporais, levantando o braço, por exemplo. 7 – Em algumas espécies, os machos cuidam de seus filhotes contra predadores. 8 – Existem machos oportunistas, chamados de “macho satélite”. Ele se aproxima de um macho que está vocalizando e fica bem quietinho e calado.

Resumo sobre os anfíbios
Anfíbios são animais vertebrados com duas fases de vida (aquática e terrestre). Possuem pele fina e úmida. Sapos, rãs, pererecas e salamandras são exemplos de anfíbios. São cordados (segundo grupo, depois dos peixes).

Os sapos possuem uma alimentação bem comum entre os anfíbios. Normalmente, eles se alimentam de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins. Existem espécies maiores que podem se aventurar e comer pequenos pássaros e, em casos extremos, até outros sapos de pequeno porte.

Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.