O que é pombo em Portugal?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Pessoa ingénua , sem maldade. Origem etimológica:latim palumba, -ae, pombo bravo.

nome masculino
2. [ Ornitologia ] Macho da pomba. 3. [Portugal: Beira] Mentira; peta.

Algo que não é/está legal, algo sem graça.

Em ambiente natural, os pombos se alimentam de insetos, grãos e sementes e, dessa forma, realizam o controle populacional dos insetos e a dispersão de algumas sementes que foram ingeridas, mantidas quentes e úmidas e eliminada pelas fezes das aves em condições propícias para a germinação.

Ambas as formas estão corretas. Os dois termos designam aves pertencentes a uma família de aves chamada Columbidae. A forma pombo é um substantivo masculino, enquanto pomba é o seu feminino.

Richarlison gravou um vídeo dançando o hit com uma coreografia desajeitada, que acabou explodindo nas redes sociais. Ele passou a comemorar seus gols fazendo a “Dança do Pombo” e, o que era para ser uma brincadeira, se tornou uma marca registrada, e o apelido ficou.

Segundo o historiador, os pombos foram “importados” para terras brasileiras porque estavam associados à religiosidade, e a Coroa Portuguesa era extremamente católica. Os pássaros eram, então, símbolos de proteção divina.

Matheus Rocha on X: "#DicionárioBaianês “POMBO SUJO” Definição: Pessoa enrolada, gente ruim, malandro.

Richarlison se tornou o "pombo" em setembro de 2018. Na época, ele atuava pelo Everton, da Inglaterra, e postou um vídeo nas redes sociais fazendo a coreografia da "Dança do Pombo", música de MC Faísca e os Perseguidores.

De fato, a ave ganhou o status de símbolo da paz em todo o mundo. Algumas pessoas consideram, ainda, que soltar pombos brancos em um funeral simboliza a jornada do espírito do indivíduo falecido para um mundo de paz. O número de pássaros soltos em revoadas também carrega um sentido simbólico.

Comer pombo é popular em diversos países do Oriente Médio, Ásia e países da Europa como França, Escandinávia e Itália.

Sem o controle populacional desta ave, que se adaptou muito bem às cidades brasileiras, hoje, ela se tornou uma praga urbana, pois além de se reproduzirem em grandes números, a falta de predadores também contribuiu para a proliferação desta ave que é capaz de transmitir doenças, que podem até ser fatais ao ser humano.