Como o petróleo é extraído do fundo do mar?

Perguntado por: ofernandes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

A extração marítima requer muitos investimentos em plataformas de perfuração, embarcações de apoio, estudos geofísicos e mão de obra qualificada. Segundo especialistas, o processo de exploração ocorre através unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarga, conhecidas pela sigla FPSO.

O uso de barragens flutuantes para conter a dispersão do petróleo, a queima deste combustível na superfície marinha, e a retirada de seu excesso por certos tipos de bóias absorventes presentes em embarcações marítimas, são outras alternativas utilizadas para controlar os vazamentos deste composto no mar.

Processo de extração: Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.

Por fim a etapa de extração, onde o petróleo é encontrado acima da água salgada, com uma camada gasosa de alta pressão logo abaixo. Quando finalmente o poço é perfurado, o petróleo consegue jorrar até a superfície graças à pressão feita pelo gás, que diminui o bombardeamento.

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar.

Por exemplo, a decantação é utilizada para separar o petróleo da água salgada. Visto que a água é mais densa que o petróleo, ela fica na parte de baixo e o petróleo fica na parte de cima, podendo ser separados. Utiliza-se também da filtração para remover impurezas maiores, tais como areia, argila e pedaços de rochas.

6.000 metros

No entanto, atualmente as reservas de petróleo atingem profundidades que podem variar de 800 a 6.000 metros. Além disso, elas podem se encontrar em terra firme, mas a grande maioria está abaixo do fundo do mar.

Ao contrário do que muitos pensam, o petróleo não é encontrado na natureza como um lago subterrâneo ou preenchendo grandes cavidades nas rochas. Ele é um líquido que ocorre entre os grãos de rochas sedimentares porosas e permeáveis, como arenitos, por exemplo, ou em cavidades interconectadas de rochas como calcário.

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado. No Brasil, o primeiro poço foi encontrado 80 anos depois, em 1939, em Salvador.

O derramamento de petróleo nos oceanos acontece, na maioria das vezes, em função de acidentes nas plataformas de petróleo, defeitos nos navios-petroleiros ou até rompimentos de dutos, que terminam por lançar o petróleo no mar. O petróleo é um combustível fóssil amplamente utilizado em todo o mundo.

Kola Superdeep Borehole

O poço estreito deve alcançar o sistema cretáceo na crosta terrestre, uma série de rochas estratificadas que datam de 145 milhões de anos. Atualmente, o buraco mais profundo feito pelo homem é o Kola Superdeep Borehole, no noroeste da Rússia, com 12,2 mil metros de profundidade.

Unidade de Bombeamento Mecânico conhecidas cavalo-de-pau, baseia-se no sistema de bombeamento, que é instalado na superfície, próximo à cabeça do poço. O movimento é transmitido por meio de uma coluna… More. Esta bomba fornece energia mecânica ao petróleo, que então eleva-se até a superfície.

O petróleo só poderá ser encontrado em áreas onde houve acumulação de restos orgânicos e rochas sedimentares. Todavia, depois de formado, o petróleo não se acumula na rocha em que foi gerado. Ele passa através dos poros das rochas, até encontrar uma outra rocha que o aprisione, formando a jazida.