Porque o petróleo é perigoso?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

O CFQ informou em nota que “os hidrocarbonetos poliaromáticos (HPA) presentes no petróleo bruto e seus derivados pertencem a um grupo de composto orgânicos semivoláteis que estão entre os compostos mais tóxicos do óleo nesse estado e podem causar problemas sérios de saúde, como câncer”.

O Brasil também conta com um histórico de tragédias ambientais envolvendo derramamento de petróleo no mar. A maior da história do país aconteceu em agosto de 2019, no litoral do Nordeste. Mais de 5.000 toneladas de óleo foram retiradas pelo Ibama de praias entre 2019 e fevereiro de 2020.

Enxofre, nitrogênio e oxigênio são os constituintes menores mais importantes. Há ainda metais traço como vanádio, níquel, sódio, cálcio, cobre e urânio (Posthuma, 1977). Devido a predominância de hidrocarbonetos no petróleo, são esses os compostos utilizados como indicadores deste tipo de poluição.

Danos decorrentes de vazamento de petróleo são graves
As algas, os peixes, mamíferos e aves têm a sua sobrevivência ameaçada. A presença da substância afeta a fotossíntese das algas e reduz a quantidade de gases necessários para a vida delas.

O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina. Então vende-se esse petróleo, que lá fora ele serve para produzir outras coisas e acabamos tendo de comprar a gasolina”, finalizou o economista.

Assim como os demais combustíveis fósseis, a queima do petróleo prejudica a qualidade do ar. Isso acontece devido ao dióxido de carbono gerado por esta reação química. O gás em questão é liberado durante a queima e é considerado o principal responsável pelo efeito estufa e o aquecimento global.

Por sua vez, durante o seu consumo, principalmente de derivados utilizados como fonte de energia, como a gasolina, há a emissão de um grande volume de gases na atmosfera. Essas emissões contribuem, entre outros, para o agravamento de problemas ambientais, como as ilhas de calor e o efeito estufa.

Os problemas ambientais relacionados à exploração geram impactos ambientais, tais como: riscos de acidentes e derramamentos de óleo; vazamentos; catástrofes; desastres ecológicos; poluição ambiental; degradação ambiental; desmatamento; impacto sobre ecossistemas marinhos e terrestres; potencial poluidor de praias, de ...

A indústria de petróleo gera quantidades significativas de resíduos sólidos nas suas diversas atividades, tais como borras oleosas de fundo de tanques de armazenamento, borras oleosas de limpeza de caixas de separação água e óleo, solos escavados contaminados por vazamentos de petróleo e água de produção, ampla gama de ...

O acidente com maior volume vazado aconteceu com o petroleiro Atlantic Empress, em 1979, devido à colisão entre este e o petroleiro Aegean Captain, no Mar do Caribe, liberando 287 mil toneladas de óleo ao mar.

gera muita energia, por isso é amplamente utilizado para produzir combustível para carros e aviões; é uma matéria-prima que pode ser utilizada para o desenvolvimento de inúmeros produtos; tem ampla infraestrutura logística e está disponível em todo o mundo.

5 maneiras de reduzir o uso de petróleo investindo em um transporte mais limpo

  • bicicleta.
  • ciclovias.
  • qualidade do transporte.
  • segurança viária.
  • transporte ativo.
  • transporte coletivo.
  • velocidades seguras.

Em busca da mistura perfeita de derivados de petróleo
"A gente importa quantidade pequena do mercado internacional porque existem qualidades físico-químicos diferentes de petróleo. Importamos para compor o blend, uma mistura, que atende ao nosso parque de refino."

No dia 30 de novembro de 2021, pouco mais de um mês após a comitiva do então presidente Jair Bolsonaro (PL) retornar do Oriente Médio, o governo brasileiro vendeu a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde, na Bahia seus ativos logísticos associados para o Mubadala Capital, fundo ...