Em que ano o petróleo vai acabar?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

As reservas de petróleo atualmente comprovadas devem durar pelo menos mais 50 anos, sendo interessante lembrar que os preços internacionais do petróleo variam de modo inversamente proporcional às estimativas destas reservas comprovadas, razão para os países produtores serem modestos quanto a tais estimativas.

Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos. Para chegar a esse resultado, fomos atrás do total de reservas no mundo – 1,2 trilhão de barris segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

No geral, o petróleo é predominantemente utilizado como fonte de energia para a sociedade, assim como matéria-prima para a produção industrial. Sendo assim, seus usos vão desde a produção de combustíveis diversos, como a gasolina, até artigos de uso cotidiano, como os plásticos.

1. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Os Estados Unidos da América são reconhecidos como o maior produtor de petróleo do planeta, com mais de 16 milhões de barris extraídos por dia. Além disso, o país detém 4% das reservas totais do mundo, contando com cerca de 68,8 bilhões de barris para serem explorados.

De acordo com o levantamento de 2020, o mundo conta com uma reserva total de 1.732 bilhões de barris. Sendo assim, as porcentagens de participação dos países da lista no montante de reservas provadas dizem respeito a esse total.

Como vimos até aqui, a maioria das funções desempenhadas hoje pelo petróleo podem ser substituídas por outros hidrocarbonetos minerais ou similares de origem vegetal. Mas há uma outra alternativa energética já tida como economicamente viável, a dobradinha hidrogênio/energia nuclear.

Energia nuclear, eólica, solar e hidroelétrica podem substituir o petróleo como combustível para meios de transporte e para fornecer eletricidade para a população.

A estimativa para a demanda global é de 105,7 milhões de barris por dia nesse ponto. O uso de gasolina -- o segundo maior produto petrolífero -- entrará em declínio a partir de 2023. E, no caso do petróleo como combustível de transporte, a queda ocorrerá três anos depois.

A formação do petróleo ocorre pela pressão da água, onde os fitoplânctons se transformam em petróleo, num processo demorado e em condições especiais. É importante destacar que, segundo estudiosos, uma jazida de petróleo pode levar entre dez e quatrocentos milhões de anos para se constituir.

Petróleo fecha em queda de 2%, em meio a preocupações sobre demanda e força do dólar no exterior. O petróleo fechou em queda de cerca de 2%, em meio a preocupações sobre a demanda da commodity diante do cenário econômico global. A força do dólar no exterior também reduziu a atratividade do óleo nesta sessão.

Os maiores produtores de petróleo em nível mundial são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá. O Brasil é um importante produtor de petróleo em nível mundial, ocupando a nona posição entre os maiores produtores mundiais.

1 m³ corresponde a aproximadamente 6,289 barris. Um barril corresponde a aproximadamente 0,158 m³. Dados do MDIC (BRASIL, 2020). Das importações brasileiras de petróleo bruto em 2019, 33% foram provenientes da Arábia Saudita, 24% da Argélia, 15% da Nigéria, 5% do Iraque e 2% da Líbia.

De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Brasil possuía, em 2020, um total de 11,89 bilhões de barris de petróleo em reservas provadas.