Como o ácido age na verruga?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

O ácido salicílico aplicado topicamente possui ação queratolítica. A atividade queratolítica produz descamação por solubilização do componente intercelular no estrato córneo, resultando na descamação da pele. O ácido láctico afeta o processo de queratinização, reduzindo a hiperqueratose, característica das verrugas.

Ácido salicílico
Deve ser aplicado diretamente na verruga, com a pele seca e limpa. Normalmente é necessário repetir a aplicação diariamente.

Após a aplicação, a verruga irá cair espontaneamente em até uma semana. Em verrugas maiores, pode ser necessária mais de uma sessão para a eficácia do tratamento. Após o procedimento, e com os devidos cuidados que serão indicados pelo dermatologista, a pele fica sem cicatrizes e sem nenhum resquício da lesão.

Verrux é um removedor de verrugas comuns, plantares e de calosidades. É composto de 0,20 g/ml de Ácido Salicílico e 0,15 g/mL de Ácido Láctico. Possui maior precisão na aplicação, com secagem rápida e que não deixa o produto escorrer. Solução tópica de uso externo em adultos e crianças a partir de 2 anos.

Ácido Tricloroacético (ATA) a 80-90% em Solução Alcoólica
O ATA é um agente cáustico que promove destruição dos condilomas pela coagulação química de seu conteúdo protéico.

Ácido salicílico – São produtos à base de ácido salicílico que devem ser aplicados sobre as verrugas todos os dias. É indicado também, friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lixa ou pedra-pomes. Este tratamento pode levar várias semanas.

As lesões verrucosas por HPV podem ser tratadas na unidade de saúde da família, a partir da aplicação local de ácido tricloroacético a 80%-90% em solução alcoólica, em pequena quantidade, com cotonete, microbrush ou escova endocervical montada com algodão. Repetir semanalmente se necessário.

No início elas costumam ser claras e esbranquiçadas com alguns pontos escuros, mas podem mudar de cor. A sua coloração normalmente fica parecida com o restante da pele. As verrugas vulgares costumam aparecer em áreas que ficam mais expostas ou de maior atrito como mãos, dedos, joelhos e cotovelos.

Para os adultos e crianças maiores, geralmente é preferível tratar a verruga por meio da crioterapia, congelando a verruga a uma temperatura de -200ºC com nitrogênio líquido, que terá que ser aplicado várias vezes. Em uma semana a verruga cai, deixando a pele lisinha.

Tentar cortar, furar ou remover a verruga sozinho pode agravar ainda mais o caso, com chances de ocorrer um sangramento e a formação de uma nova infecção.

Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.

Até ao final do período de tratamento de 12 semanas, 84% dos pacientes tratados para verrugas plantares com Ácido Salicílico + Ácido Láctico (n/N=64/76) apresentaram pele livre de verrugas com as linhas restauradas (e dos 64 pacientes, 64% ficaram livres de verrugas em 6 semanas).

Os principais tratamentos destrutivos são a crioterapia (queimar a verruga com nitrogênio líquido), a cauterização com bisturi elétrico, cauterização química com ácido tricloroacético, laser ou mesmo cirurgia de remoção. Se a doença não for identificada e tratada, pode evoluir para um câncer.

Para evitar que as verrugas cresçam, se espalhem ou aumentem o risco de câncer na região afetada, é preciso que elas sejam removidas. Quando pequenas, e localizadas apenas na pele em torno do ânus, o médico pode optar pela utilização de medicação tópica ou pelo congelamento com nitrogênio líquido.

Lesões pequenas e externas podem ser tratadas com o uso de cremes ácidos que destroem a camada da pele infectada pelo HPV, como o ácido tricloroacético e a podofilina, ou com substâncias que modulam a ação imune local, como o interferon alfa e o imiquimod.