Como namorar no período fértil?

Perguntado por: ecavalcanti8 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Faça sexo perto da época da ovulação. Ter relações sexuais todos os dias às vezes não é possível. Porém, o ideal é fazer sexo a cada dois ou três dias por semana, começando logo após o final do período menstrual. Isso pode ajudar a garantir que você tenha relação sexual quando estiver mais fértil.

Manter relações sexuais dentro do período fértil aumenta as chances de engravidar, mas não garante eficácia de 100%.

Manhã é melhor momento do dia para engravidar, aponta estudo.

E é muito comum ouvirmos que as relações sexuais devem começar dois dias antes e terminar dois dias depois da ovulação. Entretanto, as maiores chances de gravidez são atingidas quando as relações acontecem dentro do intervalo iniciado 5 dias antes da ovulação e terminado no dia em que ela ocorre.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma. As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

No entanto, alguns especialistas aconselham mulheres que desejam engravidar a permanecer deitadas de barriga para cima por 10 a 15 minutos após o ato sexual. Legenda da foto, Não há provas de aumento das chances de gravidez se a mulher permanecer deitada após o ato sexual.

Alterações de humor
Da mesma forma, e pelo mesmo motivo do aumento da libido, as mulheres podem sofrer oscilações no humor. Passando rapidamente de um sentimento para o outro ou ficando presa em uma sensação por muito tempo. O sinal mais comum é a sensibilidade e vontade de chorar com situações cotidianas.

Quando atingem o tamanho ideal, que ocorre com a chegada do período fértil, os folículos são coletados e os óvulos extraídos para realizar a fecundação. A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar.

Ele também apresenta um aspecto macio nesse momento. Essas alterações ocorrem exclusivamente para garantir a passagem e sobrevivência do espermatozoide até a fecundação do óvulo. O colo do útero pode ser sentido com o dedo, sendo mais difícil de alcançar na fase da ovulação.

O dia da ovulação e os 5 dias anteriores constituem a altura de maior probabilidade de gravidez, o que constitui quase uma semana fértil em cada ciclo menstrual. É possível, no entanto, engravidar fora deste período, mesmo que a data da ovulação não se altere muito.

É durante o período fértil que seu corpo está se preparando para uma gravidez. Logo, se você deseja engravidar, este é o momento de maior probabilidade. Segundo o Dr. Márcio, “as taxas de sucesso de gravidez aumentam em até 25% neste período.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.