Como melhorar a ansiedade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

A prática de meditação e/ou mindfulness, também chamada de atenção plena, traz inúmeros benéficos para quem tem ansiedade. Tirar alguns minutos para não pensar em nada, concentrando-se somente em respirar profundamente, melhora a concentração, eleva o humor e reduz a preocupação.

Controle sua respiração por um minuto
Ao controlar a respiração, estaremos controlando o ritmo do coração e reduzindo a sensação de ansiedade. A dica é respirar profundamente pelo nariz, segurar o ar e soltar lentamente pela boca.

Cinco minutos de exercício com longas expirações e inspirações mais curtas; Cinco minutos com a mesma duração entre inspirações e expirações; E, por último, um terceiro exercício com expirações mais rápidas do que inspirações, também por cinco minutos.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Alternativas naturais contra a ansiedade

  1. Chá para ansiedade. Gelado ou quente, o chá é uma bebida milenar com diversos benefícios para o corpo e para a mente. ...
  2. Aromatizadores de ambiente. A aromaterapia recruta os receptores do olfato para tratamentos diversos e promover bem-estar. ...
  3. Fitoterápicos. ...
  4. Meditação.

Faça atividades físicas e pratique meditação
Saúde mental e física são codependentes, afirma Remes, e a prática de exercícios físicos é um aliado essencial para o bem-estar psíquico. Em conjunto com exercícios regulares, a meditação consciente também pode ajudar mentes ansiosas.

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Quem sofre de distúrbio de ansiedade cria uma série de suposições que nem sempre são racionais. É como se a mente produzisse fake news sobre o futuro – e acreditasse nelas. O corpo reage ao perigo iminente com sinais bem desconfortáveis.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

Mindinho. O dedo mindinho está associado a estados de baixa autoestima, nervosismo e estresse.