Como limpar uma peça oxidada?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

A remoção da camada oxidada pode ser feita de forma manual utilizando-se escovas de aço, lixas ou espátulas, ou por meio do uso de equipamentos elétricos, como pistoletes de agulha, lixadeiras ou escovas de aço.

Bicarbonato de sódio
Dilua o bicarbonato em água até conseguir uma consistência cremosa. Em seguida, passe a pasta sobre a peça e deixe agir por alguns minutos. Depois basta lavar e secar bem a peça.

À princípio, molhe um pano de microfibra em vinagre ou em suco de limão e esfregue o metal. Esfregue o objeto com movimentos circulares, enxague com água e seque com o pano de microfibra.

Para objetos em estágio inicial de ferrugem, deixá-los de molho numa solução de partes iguais de vinagre branco e água por até duas horas pode ser suficiente. Ao retirar, remova com uma esponja os resíduos da ferrugem antes de lavar. Guarde sempre bem seco e longe de umidade.

O bicarbonato de sódio e o vinagre são produtos domésticos comuns que podem ajudar a remover a ferrugem. Misture uma quantidade igual de bicarbonato de sódio e vinagre branco para criar uma pasta. Aplique na área afetada e deixe agir por algumas horas antes de enxaguar com água morna.

A água e o detergente são uma das formas mais seguras de remover as oxidações superficiais dos metais cromados. Além disso, usar essa dupla é o primeiro passo para a remoção de sujeiras e do pó. Veja como tirar ferrugem de metal cromado com esses itens.

Bicarbonato de sódio com limão
Para utilizá-los, basta misturar suco de limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, deve-se aplicar a mistura sobre a mancha e deixar agir por duas horas no sol. Depois, você pode enxaguar a peça em água fria e lavá-la normalmente.

Faça uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre branco e água. Passe a mistura em cima da ferrugem e esfregue com uma esponja macia. Com um pano úmido retire o excesso e seque em seguida.

Com vinagre e bicarbonato
Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Molhe as bijuterias nesse líquido e retire logo em seguida. Depois, use a escova de dentes para esfregá-las cuidadosamente. Feito isso, basta deixar que as peças sequem naturalmente.

WD-40. O WD-40 protege o metal contra a ferrugem e oxidação, remove óleo, gordura, poeira e sujidades. É um método que permite limpar com perfeição o ferro fundido e outros tipos de liga de ferro/aço, inclusive o aço inoxidável. O produto dispensa o uso de água e sabão.

Se a oxidação já surgiu, o primeiro passo é removê-la de forma mecânica ou com ajuda de produtos químicos, como o Quimox, da Quimatic Tapmatic. Depois, é necessário voltar a proteger a superfície com um revestimento, como tinta, por exemplo, evitando que o metal tenha contato direto com o oxigênio.

A galvanização, ou seja, a aplicação de zinco metálico em peças de aço ou ferro, é uma das formas mais utilizadas de proteger contra a oxidação. Na superfície de máquinas, o método a frio pode ser o mais indicado.

Diferentemente do aço inoxidável, o aço cromado pode sofrer oxidação. Portanto, para quem quer saber como tirar ferrugem de cromado, uma opção é usar a palha de aço para remover os resíduos deixados pela oxidação, mas é importante fazer a limpeza com cuidado para não arranhar as superfícies.

Encha a vasilha com o abrasivo (Brasso, Silvo ou Polibril) e mergulhe sua joia ou objeto de latão. Deixe agir por umas duas horas e a sujeira sai com facilidade. Ao final, termine de polir com ajuda da esponja. Sempre completando a limpeza com uma boa lavada na sua peça com água e detergente ou sabão de coco.