Como limpar porcelanato?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Basta diluir uma colher de sopa de detergente neutro em 2 litros de água morna a quente. Passe um pano com essa misturinha e depois, um pano limpo úmido e pronto. Essa misturinha é suficiente para limpar o porcelanato sujo de óleo ou gordura.

Evite usar qualquer tipo de produto abrasivo em seu piso de porcelanato. Materiais pesados como o querosene e água sanitária podem danificar a superfície do seu chão de forma irreversível.

Detergente neutro: para a limpeza regular do porcelanato. Evite produtos de limpeza ácidos ou alcalinos, porque podem danificar a superfície do piso. Dilua o detergente neutro na água conforme as instruções do fabricante; Pano de microfibra: excelente para secar e polir o porcelanato após a limpeza.

A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.

Varra o piso com uma vassoura de pelos macia, mas o mais indicado é o uso do Mop Pó de cerdas sintéticas. O mop com cerdas sintéticas tem a capacidade de “atrair” e reter a poeira sem arranhar o piso. Algumas pessoas usam o aspirador de pó que funciona muito bem, também.

Se não funcionar, você pode utilizar o vinagre, sempre diluído em água. Ele não mancha, não diminui o brilho e é inofensivo para o porcelanato. Contudo, é muito importante que você não use produtos abrasivos ou deixe algum produto de limpeza agir por muito tempo.

Ocorrem quando se derruba algo no revestimento — as mais comuns são vinho, café, achocolatado e molho de tomate. Esse tipo de mancha pode ser removido, contanto que se use água, além de o produto e o veículo (esponja, pano, flanela etc) corretos.

Assim como o vinagre de álcool, o bicarbonato é um dos produtos versáteis que podem ser usados para limpar porcelanato, em especial o do tipo polido.

É por isso que existem tantas dúvidas quanto à limpeza de porcelanato. Em geral, apenas água e detergente neutro são suficientes para garantir uma boa higienização. O ideal é diluir uma colher de sopa do produto para cada 5 litros de água e usar um pano de microfibra para espalhar sobre a superfície.

O porcelanato pode ficar embaçado por diversos motivos, como excesso de umidade, acúmulo de poeira e sujeira, uso de produtos inadequados na limpeza, entre outros.

Por isso é uma ótima escolha para os pisos laminados, porcelanatos e de madeira. O pano de algodão é o indicado para os pisos frios, como da cozinha e banheiro. Ele possui excelente absorção quando feito 100% do material.

COMO LIMPAR PORCELANATO: LIMPEZA DIÁRIA
Depois, enxágue bem somente com água e seque com um pano limpo. Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso.

Além disso, a limpeza com o vinagre é uma ótima opção de manutenção no dia a dia para deixar o seu piso sempre brilhante e com aspecto de novo. E, se quiser deixar o ambiente perfumado depois da limpeza, você também pode passar um pano com essa solução: 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água.

Boa noite Maria, Nenhum dos produtos citados são indicados para porcelanato, além de poder manchar ele acabará com o brilho. Use detergente neutro com sabão de côco.

Por isso, procure aplicar com pano de chão limpo, mop ou com uma esponja de limpeza macia, como por exemplo a versão não risca. Produtos que você deve evitar aplicar no porcelanato são a água sanitária, o alvejante e o sabão em pó, pois são abrasivos e podem riscar ou manchar ainda mais o revestimento.

Sendo assim, nunca use sabão em pó, ceras, ácidos, escovas, soda cáustica, água sanitária, amoníaco, acetona e palha de aço para limpar o porcelanato.