Como limpar piscina?

Perguntado por: isales . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Qual a ordem dos produtos para limpar piscina

  1. Primeiro: floculante ou clarificante.
  2. Segundo: cloro, sal ou bromo.
  3. Terceiro: produtos antialgas (ou algicida)
  4. Quarto: redutor de pH e barrilha (elevador de pH)
  5. 1º) Limpe o deck com uma vassoura.
  6. 2º) Higienize os filtros manualmente.
  7. 3º) Retire a sujeira que fica na superfície.

cloro granulado

O cloro granulado é um dos produtos para limpar piscina mais usados, afinal, é mais simples de usar: não escorre nem pinga, é mais eficiente e ainda é mais estável, mesmo em temperaturas mais altas. Contudo, ao contrário do líquido, o preço é mais alto.

O limo é aquela camada fininha de lodo que se forma no rejunte do revestimento da piscina principalmente nas de pedra, azulejo e com pastilhas. Com uma escova macia, esfregue toda a superfície, inclusive as bordas da piscina. Caso tenha pastilhas no revestimento, passe bem a escova para desgrudar toda sujeira.

Para tratar sua piscina com cloro, comece limpando a borda com um rodo de escova, esfregue com uma esponja produtos específicos para limpar as bordas. Deixe a água filtrando durante 4 a 8 horas, aspire o fundo da piscina para retirar as sujeiras mais pesadas.

Cloro granulado é o mais conhecido e usado para manter a água da piscina descontaminada e protegida. Conheça abaixo outros sistemas de descontaminação e proteção da água da piscina.

Colocar cloro no pré-filtro da bomba da piscina é um erro comum uma vez que facilita realmente a dissolução do cloro. Entretanto, este hábito é problemático uma vez que contribui para a corrosão dos componentes metálicos da bomba.

O clarificante é utilizado quando a água da piscina está turva, esbranquiçada ou com aspecto leitoso. Essas características são indícios de que há resíduos na água, mas são tão minúsculos que se misturam a ela e, por terem uma densidade baixa, acabam ficando em suspensão, sem acumularem-se no fundo nem boiarem.

O principal motivo que faz a água da sua piscina ficar verde é a proliferação de algas devido à falta de um saneante residual, como o cloro. Isso também pode ocorrer quando os parâmetros da água da sua piscina estão desregulados ou por falta de manutenção do seu equipamento gerador de ozônio.

Na maior parte dos casos se trata de: Tratamento de choque com cloro insuficiente para eliminar algas e bactérias. PH desregulado, geralmente pra baixo, ou algum outro desbalanceamento químico prejudicando a eficácia do cloro. Subestimação da importância do filtro da piscina especialmente durante o dia.

Carla, não é recomendado misturar produtos distintos, um vai inibir a ação do outro e pode levar a consequências perigosas. O ideal é aplicar primeiro o cloro, deixar a bomba ligada na posição filtrar, após 3h aplicar o clarificante.

Com o chegar do segundo mês de contínuo descaso com a piscina, ela chegará a um ponto de a água ter um aspecto que lembra leite verde, manchas com coloração mais escura de verde também vão começar a surgir em um canto ou outro.

Luz ultravioleta
Assim como o ozonizador, essa opção é mais sustentável e ecologicamente correta que o cloro. A maior vantagem de tratar a sua piscina com luz ultravioleta é a grande redução de elementos químicos na água. Esse tratamento utiliza um emissor especial de luz ultravioleta, em formato de filtro.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

O algicida de manutenção deve ser usado uma vez por semana em piscinas residenciais. Só é bom evitar adicionar o algicida no mesmo momento em que se fez a cloração. Se você colocou cloro agora, aguarde pelo menos 12 horas para adicionar o algicida pois a união dos dois produtos pode manchar o revestimento da piscina.

Não! Não coloque cloro e barrilha ao mesmo tempo na sua piscina. Porém, essa dica vale para todos os outros tipos de produtos químicos de compostos diferentes. Deixe claro em mente que não importa qual relação tenha, os produtos químicos nunca devem ser misturados.