Como limpar o fígado carne?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.

Coloque 1 xícara (chá) de leite sobre os fígados já cortados e deixe por, no mínimo, 20 minutos. Depois escorra e tempere normalmente! Dicas: o fígado fica muito gostoso quando frito ou refogado. Na hora de temperar, lembre-se de usar poucos condimentos e passe longe do limão ou vinagre (eles deixam sua carne rígida!).

Depois escorra os bifes (mas não lave) e tempere com o alho amassado e o sal. Deixe no tempero um pouquinho para pegar sabor.

Truque do leite
Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite.

Lave bem o fígado com 2 colheres de vinagre e um pouco de água.

As proteínas são fundamentais na dieta para desintoxicar o fígado, pois são um dos responsáveis por varrer as toxinas do organismo, além de ajudar no controle da fome, evitando as compulsões por alimentos não saudáveis. Vegetarianos podem optar por consumir proteínas vegetais, como tofu, tempeh e miso.

Coloque o fígado sem acressentar água, feche a panela de pressão e cozinhe por 20 minutos. Abra e deixe cozinhar para o restante da água evaporar, com a tampa aberta. Se preferir, após abrir a panela de pressão, jogue toda a carne na frigideira. Deixe toda a água secar.

Coloque os cortes de fígado em uma tigela com água e adicione o suco de um limão ou uma colher de sopa de vinagre. Após imersão por pelo menos 2 horas, escorra e seque-o com um papel toalha.

Lave o fígado sob água corrente e seque bem com um pano de prato limpo (ou papel-toalha). Com uma faca pequena e afiada, corte e descarte as veias e nervos.

Espremer o limão na água e tomar a seguir, ainda em jejum, sem adoçar. Tomar esse suco diariamente, durante 10 dias e não comer alimentos industrializados e carnes durante esse período. Dessa forma é possível purificar o fígado, limpando-o de toxinas.

3 – Minimizando o cheiro e o gosto forte
Um truque bem antigo, deixar o bife de molho no leite antes de cozinhar. Parece estranho, mas funciona. A proporção é de aproximadamente 8 colheres de leite para 1kg de fígado, 30 minutos antes de cozinha-lo.

Caso você tenha dificuldades ou sinta a carne dura ao tocá-la, é melhor não preparar o alimento, pois não deve estar bom. Quanto à cor do fígado, também é importante ficar atento, para ser uma carne apreciável ela deve ter um tom de vermelho acerejado.