Como limpar a casa para evitar insetos?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Um ambiente com locais de difícil acesso para limpeza pode esconder ninhos e moradias de vários tipos de insetos. Procure limpar periodicamente atrás e embaixo de móveis e eletrodomésticos, evitando criar ambientes atrativos para baratas, aranhas e formigas. Evite ter objetos acumulados sem uso em sua casa.

Água sanitária
De acordo com o estudo, a água sanitária impede o desenvolvimento de larvas e age de igual maneira contra os insetos, tornando um local mais higiênico e saudável. Esse produto pode ser utilizado para lavar roupas, ambientes, pisos, entre outros locais.

Silvana ainda afirma que é possível investir em plantas que afastam os insetos, como arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira.

Arruda. Uma das plantas repelentes de moscas e outros insetos mais famosas, a arruda faz sucesso nos lares de vários brasileiros. Isso porque além de elegante e perfumada, a arruda é conhecida por afastar energias ruins, além, claro, de manter os insetos longe.

Limão e cravo-da-índia
Corte o limão ao meio e coloque os cravos nele. Se esquentar o limão, o cheiro ficará ainda mais forte e terá um efeito prolongado em afastar os bichinhos na cozinha. Se preferir, pode substituir o limão por laranja.

Mantenha portas e janelas fechadas: deixar os acessos bloqueados é a melhor forma de impedir a entrada de bichos em casa. Outra dica é colocar telas de proteção nas janelas, no estilo de mosqueteiros, e proteções na parte inferior das portas. Pronto, assim fica fácil manter os insetos longe de casa!

Uma coisa é certa: quanto mais hortelã, mais aroma e menos insetos! Além das propriedades repelentes de moscas, mosquitos e formigas, quem tem hortelã em casa também tem uma opção de tempero e de chá, com efeitos relaxantes e digestivos.

“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático, ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

Repelente caseiro de citronela
A receita é bem simples: Misture 5 gotas de óleo essencial de citronela com 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo de semente de girassol e coloque num recipiente com spray. Atenção! Depois que aplicar no corpo, lave bem as mãos para evitar o contato do óleo com os olhos.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Além de dar um sabor todo especial aos seus pratos, o alecrim é capaz de repelir facilmente mosquitos e manter seu jardim seguro.

A citronela é uma das opções de repelente natural. Plantas são eficientes no combate aos insetos e mais sustentáveis que os repelentes químicos

  • 1.1. Citronela.
  • 1.2. Lavanda.
  • 1.3. Manjericão.
  • 1.4. Crisântemo.
  • 1.5. Hortelã
  • 1.6. Alecrim.

O melhor é impedir que os insetos entrem no quarto. Para tanto, é necessário instalar telas protetoras nas janelas. Com isso, você não apenas previne que mosquitos e pernilongos o aborreçam, como pode deixar a janela aberta durante a noite para refrescar o aposento.

Conserve alimentos em recipientes bem fechados para evitar os mosquitos. Mantenha resíduos, em especial os de alimentos, em lixeiras bem tampadas. Só coloque o lixo na rua no seu dia de coleta. Faça a limpeza dos eletrodomésticos sempre após o uso, por exemplo, na torradeira, que costuma acumular migalhas de pão.

O cheiro forte de folhas como o louro, ou então do cravo da índia servem muito bem como um repelente natural para esses insetos. Você pode fazer uma solução de água usando esses ingredientes e borrifar pelo armário, isso afastará os insetos pelo aroma forte e característico desses temperos.