Como lidar com uma pessoa rígida?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Para lidar com uma pessoa muito rígida ou para administrar a própria rigidez o melhor caminho é uma colocação profissional coerente com os recursos e desafios desse traço de caráter. Além, é claro daquela boa vontade em se aperfeiçoar, coisa que naturalmente o rígido já tem.

Quando falamos em rigidez, estamos nos referindo a pessoas com um apego exagerado às próprias ideias, vontades, gostos. Assim, quase nunca reconhecem seus próprios erros e nem tão pouco os percebe. Extrema dificuldade em aceitar uma opinião diferente.

Rigidez, inflexibilidade, teimosia, intransigência e obstinação. Quem nunca conviveu com pessoas assim? São pessoas rígidas em seu modo de vestir, falar, pensar, sentir e agir. A rigidez mental nos torna prisioneiros, pois diminui nossa capacidade de adaptação, criatividade, espontaneidade e positividade.

A Rigidez Mental como resistência inconsciente
Na verdade, a rigidez mental também pode ser entendida como uma resistência psicológica. Em certo ponto, quando uma ideia vai contra o que você pensa, você experimenta uma sensação estranha que te confunde, paralisa e faz com que você se feche para a razão.

O Rígido é o quinto e último traço de caráter formado a partir de um processo chamado de mielinização do sistema nervoso. Processo onde as pessoas desenvolvem o controle e a sensação em relação ao seu corpo e mente. E isso vale para cada um dos cinco traços de caracteres.

Para estimular positivamente um rígido, você deve mostrar a ele que pode confiar e se sentir seguro com você, que o seu lado do triângulo está firme. Isso o levará a ficar mais tempo no recurso do que na dor!

A síndrome da pessoa rígida ocorre frequentemente em pessoas com diabetes tipo 1, certas doenças autoimunes ou certos tipos de câncer. Os músculos se tornam cada vez mais rígidos e aumentam de tamanho, começando no tronco e no abdômen, mas posteriormente afetando os músculos do corpo todo.

A síndrome da pessoa rígida pode apresentar diversos sintomas iniciais, em diferentes partes do corpo. Nos casos mais comuns, ela dá início às suas manifestações na região lombar e nas pernas, apresentando pequenos sinais de alerta que vão se agravando com o tempo.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas. Ao mesmo tempo, eles podem parecer externamente amigáveis e bem ajustados quando querem atingir um objetivo. Essas características tornam o transtorno difícil de ser identificado.

O rígido é muito perfeccionista, e geralmente possui um gosto estético mais apurado que os outros traços de caráter. O traço rígido se preocupa muito com a beleza e não consegue ficar parado. Eles costumam ter os músculos bem definidos e um corpo sedutor cheio de curvas.

Brincadeiras que estimulem o uso da imaginação, além de jogos nos quais seja possível alterar as regras (pode ser que a criança apresente alguma resistência de início, mas perceber que é possível fazer a mesma coisa de jeitos diferentes é um passo muito importante para aumentar a flexibilidade cognitiva).