O que é usado para fazer o café?

Perguntado por: lbernardes7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Feito pela passagem da água quente em alta pressão pelos grãos moídos, o resultado é uma bebida forte e com notas precisas. Para um melhor resultado final, é necessário se atentar a três processos, são eles: os tipos de torra de café, a moagem e a pressão.

Ingredientes (6 porções)

  1. 3 xícaras de água.
  2. 3 colheres (sopa) cheias de açúcar.
  3. 3 colheres (sopa) de pó de café toko.

O café é feito a partir dos grãos da planta de café, que são torrados e moídos antes de serem preparados. O processo de produção do café pode ser dividido em quatro etapas principais: colheita, processamento, torrefação e moagem.

Saiba mais sobre a filtração comum, método de separação de misturas utilizado na preparação do café. Quando acompanhamos o preparo de café, facilmente percebemos que a pessoa realiza um procedimento para retirar o excesso de pó da água por meio de um papel de filtro em um funil ou de um coador de pano.

Para cada litro de água, utilize de 80 a 100 gramas de café, o que equivale a 5 ou 6 colheres de sopa. O café deve ser consumido em, no máximo, uma hora após o preparo.

Cafezinho perfeito para 1 pessoa
Confira a seguir a medida recomendada para uma pessoa, para que sempre tenha um café fresquinho esperando: 100ml de água; 01 colher de sobremesa de pó de café; Açúcar (ou adoçante) a gosto.

Na maioria dos lares, o comum é deixar a água no fogo até ferver, mas o ideal é não deixar a água passar dos 90 graus. A dica do barista é tirar a água do fogo quando começarem a sair as primeiras bolinhas. “Quando a água é fervida ela perde todo o oxigênio e quando jogamos no café, o pó acaba queimando”, conta Mori.

A bebida café é elaborada a partir de grãos de café torrado ou café solúvel que são oriundos da industrialização de grãos de café cru, fruto do cafeeiro (Coffea sp.).

As principais substâncias usadas para fraudar o café são cevada e milho.

No Brasil, as impurezas ou misturas encontradas, com maior freqüência, no café torrado e moído são cascas e paus, milho, cevada, triguilho, açúcar mascavo e soja, entre outras.

Você sabe o que é borra de café? Sabe aquele restinho de pó que fica no coador depois que passamos um delicioso cafezinho de manhã ou à tarde? Então, essa sobra é o que conhecemos como borra e ela pode, sim, ser reaproveitada!