Qual café Pilao é mais forte?

Perguntado por: eneves9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Café Pilão 252º graus, o mais forte de toda a linha, disponível na versão à vácuo de 500g. Um café torrado e moído que atinge o limite da torra a 252 graus.

Chegou o café considerado o mais forte do mundo! Experimente!

8

O café Pilão Tradicional, de intensidade 8, disponível na versão à vácuo de 500g, tem um ponto de torra acentuado e um processo de moagem fina e uniforme, que garantem e preservam seu sabor forte e encorpado.

A versão Cafeteria Coado é um café mais aromático e com sabor marcante. Pilão Cafeteria se diferencia por ter uma torra mais lenta, com nível de moagem média, que evidenciam os diferenciais do grão arábica. A versão Cafeteria Italiano é um café mais encorpado e com aroma intenso.

O barista Guilherme Minozzo, proprietário da empresa Get Up Coffee, de Curitiba (PR), anunciou a produção de um dos cafés coados mais fortes do mundo. A concentração é de 112 mg de cafeína para uma xícara de água (60ml). Isso é o triplo dos produtos tradicionais, comprados em cafeterias ou supermercados.

café coado

Mas, o café coado tem maior teor de cafeína pelo fato do café ficar mais tempo em contato com a água, extraindo uma maior quantidade de cafeína do pó. A xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância, enquanto o espresso varia de 90 a 200 mg.

A intensidade de um café é determinada pelo grau de torrefação, por seu corpo e seu amargor; ela não tem relação com a porcentagem de cafeína no espresso. Na Índia, quando o café verde é exposto às monções, os grãos incham e absorvem a umidade, o que confere ao café aromas extremamente apreciados.

A torra pode ser clara, média ou escura. TORRA CLARA DO CAFÉ: Acentua acidez e aroma com suavidade do sabor. Ameniza o amargor e o corpo. A torra clara preserva mais os óleos aromáticos (grãos permanecem secos), mas acentua a acidez da bebida ao mesmo tempo que produz um café gourmet menos encorpado.

A diferença principal entre o café tradicional e o extraforte, por exemplo, é o grau da torra. E a quantidade de cafeína — no extraforte a porcentagem é maior por conta da própria torra. É feita uma seleção menor dos grãos pois é fabricado uma grande quantidade desse café.

A grande verdade que você encontrará no mundo dos cafés é que, para serem considerados de qualidade superior, os grãos precisam ser 100% Arábica. Muito diferente da Robusta, a variedade Arábica tem 50% menos cafeína, ou seja, é muito mais suave, sem o forte amargor.

Quem classifica os tipos de cafés?

  • Café Extraordinário: acima de 90 pontos;
  • Café Especial: acima de 80 pontos;
  • Café Gourmet: entre 75 a 80 pontos;
  • Café Superior/Premium: entre 70 a 75 pontos;
  • Café Tradicional: entre 65 a 70 pontos;
  • Café Extraforte: abaixo de 65 pontos.

O café superior é então aquele que tem uma qualidade acima do café tradicional mas não tem um cuidado tão apurado quanto o café gourmet. Nas avaliações da ABIC ele aparece com uma acidez baixa a moderada, um aroma característico e um amargor moderado.

Café Pilão 252º graus, o mais forte de toda a linha, disponível na versão à vácuo de 500g. Um café torrado e moído que atinge o limite da torra a 252 graus.