Como lavar roupa na maquina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

8 dicas de como lavar a roupa na máquina sem estragar

  1. Separe as roupas conforme as cores. ...
  2. Verifique todas as etiquetas. ...
  3. Proteja as peças mais finas e delicadas. ...
  4. Remova certas manchas na pré-lavagem. ...
  5. Escolha a temperatura ideal. ...
  6. Adicione a quantidade certa de produto. ...
  7. Ajuste o nível de água.

Use o ciclo de lavagem e temperatura corretos
Usar pouco sabão não trará os resultados esperados e usar demais pode danificar a máquina (sem falar no gasto desnecessário). Sempre siga as instruções na embalagem do produto e evite o contato com a pele. Use um sabão confiável e de boa qualidade.

Uma misturinha neutra e muito eficaz na hora de higienizar máquina de lavar roupas é a de água morna e sabão neutro, ou então água morna e vinagre. A proporção é de meio litro de água para meia xícara de chá de sabão (ou vinagre).

O sabão em pó dilui com menos facilidade, deixando resíduos nas roupas se não for misturado na água antes. O sabão líquido é ideal para as máquinas lava e seca com abertura frontal. Já para o amaciante, o ideal é uma tampinha para 10 a 12 kgs de roupa lavada na máquina, pois o produto dilui melhor e rende mais.

A especialista em ciência dos tecidos, Lucinda Ottusch, explicou ao The Mirror que podem ficar, mas não mais do que um intervalo entre oito e 12 horas. Ainda assim, existem certos tecidos onde até é benéfico ficarem no interior da máquina algum tempo depois da lavagem.

  1. 1 Compartimento de pré-lavagem: Colocar detergente de pré-lavagem.
  2. 2 Compartimento de lavagem: Coloque detergente de lavagem, anticalcário, detergente de enxaguamento, lixívia e/ou tira-nódoas.
  3. 3 Compartimento do amaciador: coloque aditivos, como amaciador. Não exceda a linha máx. (A).

Coloridas e escuras: De maneira geral, as roupas podem ser classificadas na ordem de primeiro as roupas brancas, depois tons de bege e pasteis, seguindo pelas cores médias e por fim, as cores escuras. As peças coloridas, dentro das cores médias, podem ser lavadas juntas, desde que o tipo de tecido seja semelhante.

- O sabão líquido é mais concentrado que o sabão em pó. Trata-se de uma opção mais econômica. Ele pode render até duas vezes mais. Além disso, por diluir melhor na água, ele não deixa nenhum resíduo na roupa.

Por fim, confira a lista de tecidos que nunca devem ser lavados na máquina:

  • Veludo.
  • Couro.
  • Camurça.
  • Paetês e bordados.
  • Crochê e tricô
  • Renda.

Dosifique: para máquinas de abertura superior uma tampa (100 ml) para máquina de 5 a 8 kg ou uma tampa e meia (150 ml) para máquina de 9 kg ou mais. para sujeira pesada acrescente mais meia tampa (50 ml). para outros tipos de máquina, ajuste a dosagem de acordo com a recomendação do fabricante.

É que não pode por o produto direto na roupa, porque pode grudar na peça e até manchar. Pra você ter uma ideia, pra uma máquina cheia de roupa, entre 8 e 12 quilos, coloque um dosador cheio. Agora, se você vai lavar entre 5 e 7,5 quilos, use só meio dosador que já é suficiente!

De forma geral, os fabricantes indicam que o ideal é utilizar a máquina de lavar roupas, seja smart ou convencional, uma ou duas vezes ao dia, para evitar que certas peças e componentes sejam exigidos além do normal. Tão importante quanto a quantidade de usos é respeitar a capacidade máxima do equipamento.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

Processos errados: Assim como em outros processos, a lavagem de roupa também exige uma atenção detalhada em cada passo. Exagerar na limpeza com sabão, no tempo de molho ou sair colocando tudo de uma vez só na máquina vai interferir completamente no odor das suas roupas.

Se sua máquina não tiver o compartimento para amaciante, você deve esperar o momento do enxágue das roupas (aquele que, depois de lavar com o sabão em pó, dispensa água e começa a encher de novo para enxaguar), pois é nesse momento, com a máquina cheia, que você deve colocar o amaciante.

Pode misturar o amaciante com o detergente? Mito. Saber como usar o amaciante é um passo essencial na hora de lavar as suas roupas. O amaciante só é lançado na última fase da lavagem, por isso mesmo, nunca deve ser misturado com o sabão.