Como lavar morangos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Depois de descartar os morangos estragados, coloque os frutos saudáveis em uma solução desinfetante composta por água, bicarbonato de sódio, limão ou vinagre de maçã. Ou coloque os morangos de molho em uma solução pronta, feita de água e desinfetante específico para hortifrutícolas.

No caso da água sanitária, deve ser utilizado 5 ml (1 colher de sopa rasa) em 1 (um) litro de água. Os morangos devem ficar em contato com essa solução por 10 minutos. Em seguida, devem ser enxaguadas em água potável. E deixá-los secar antes de armazenar.

A dica surge no TikTok. Segundo a autora do vídeo, a forma correta de lavar morangos é mergulhar “a fruta numa taça, colocar meio copo de vinagre, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e esperar cerca de 15 minutos”. O último passo é passar os morangos por água fria.

sensacional! Tira as impurezas e até aquele “pelinho”do.

Lavar bem as frutas, legumes e verduras em água corrente, com esponjas macias e detergente neutro, já promove a limpeza dos resíduos químicos, procedimentos também recomendados para os alimentos orgânicos ”.

Numa tigela grande, coloque 1 litro de água morna e uma colher de chá de sal. Deixe os morangos de molho durante 5 a 10 minutos; Limpe os morangos: esfregue delicadamente com uma escova suave ou com as mãos.

Como conservar morangos na geladeira
O tempo que o morango pode ficar na geladeira é de até 4 dias, mas precisa estar armazenado em um pote com tampa ou coberto por papel-toalha.

Depois de descartar os morangos estragados, coloque os frutos saudáveis em uma solução desinfetante composta por água, bicarbonato de sódio, limão ou vinagre de maçã.

hipoclorito de sódio

A água sanitária recomendada é pura, sem outro tipo de alvejante. Por que não pode ter outro tipo de alvejante? Essa recomendação é mais por conta do risco químico que pode ocorrer durante a higienização. O hipoclorito de sódio é permitido para alimentos e é vendido até na forma específica para uso em alimentos.

Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.

O morango pode ser guardado por até 5 dias na geladeira, conquanto você o higienize e sanitize corretamente. Para isso, é importante lavá-lo na água corrente e deixar de molho em uma solução de água com desinfetante apropriado a frutas.

A técnica do sal (até) funciona (mas…):
Quinze minutos é tempo suficiente para isso, mergulhando as frutas em uma tigela com água e um pouco de sal. Mas isso apenas vai espantar os bichinhos maiores.

Para isso, basta colocar em uma tigela uma parte de vinagre para duas partes de água (por exemplo, 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água). Depois, é só mergulhar as frutas e verduras nessa solução, deixar ali por 15 a 30 minutos e, por último, enxaguar com água corrente.

Poderoso desengordurante, o detergente é bem eficiente na limpeza de frutas, verduras e legumes. No entanto, vale ter um cuidado maior: como o produto pode penetrar no alimento, é preciso enxaguar bem, até remover toda e qualquer camada que tenha ficado em contato com o alimento.

Utilizando água
É importante lavar qualquer fruto antes de consumi-lo, mas além da higienização em água limpa e corrente, uma dica é deixar as frutas, verduras e hortaliças imersas em água quente, pois isso também auxilia na limpeza.

Ela explica que frutas que não estão bem lavadas podem ocasionar “desde dores de cabeça, vômitos, enjoos, dores abdominais até intoxicações alimentares mais severas, potencializando sintomas como febre, falta de apetite e desidratação”.