Como identificar um narrador?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Tipos de narrador

  • Narrador personagem: participa da história como protagonista. Narra em primeira pessoa.
  • Narrador onisciente: sabe absolutamente tudo sobre a história as personagens. Narra em terceira pessoa.
  • Narrador observador: não participa da história. Narra apenas o que vê, em terceira pessoa.

Às vezes, parece até conhecer o que elas estão pensando, mas ele, o próprio narrador, não vai aparecer na história, não tem como a gente saber quem está narrando essa história. Então, vamos lá. A narração em primeira pessoa usa os pronomes da primeira pessoa do discurso, "eu" e "nós". Eu do singular, e nós do plural.

Narrador - É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a história narrada e o leitor/ouvinte. Classifica-se em três modalidades: Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em 1ª pessoa.

O narrador personagem é aquele que participa da história e conta os acontecimentos em 1ª pessoa. Como ele faz parte da história, apresenta uma visão parcial dos fatos. Já o narrador observador está muito mais próximo dos leitores do que das personagens.

Quem relata uma situação ou acontecimento, real ou imaginário. Televisão. Quem faz a narração de: narrador esportivo. [Literatura] O próprio autor, uma das personagens ou quem expõe a trama de uma narrativa (romance, novela, conto).

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

O ponto de vista da terceira pessoa usa tanto nomes próprios, como o nome de uma pessoa, quanto pronomes que se referem a indivíduos ou grupos (por exemplo, médicos, pesquisadores), mas não se refere diretamente ao leitor. Os que se referem a indivíduos são os seguintes: Ela.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

O Narração em segunda pessoa É aquele em que o leitor está envolvido. Ele faz parte da história e pode se tornar o protagonista. É uma variação da primeira pessoa. Em alguns casos, o narrador pode ir ao leitor como uma consciência.