Como fica o intestino depois da histerectomia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Dentre as complicações desse procedimento cirúrgico estão a constipação, dispareunia, incontinência para gases e fezes, urgência evacuatória, escapes fecais e distensão abdominal. A constipação tem sido encontrada freqüentemente após a histerectomia principalmente em trabalhos retrospectivos.

A constipação intestinal é outro efeito colateral comum após a histerectomia. Além de tomar os remédios prescritos, você pode ajudar a combater o problema incluindo na dieta alimentos ricos em fibra e mantendo-se hidratada.

A histerectomia laparoscópica e vaginal está associada a menos dores no período pós-operatório. A distenção abdominal (“barriga inchada”) pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia. O intestino geralmente demora 12 a 24 horas a restabelecer o seu normal funcionamento, podendo acumular alguns gases.

Em alguns casos pode ser necessário a utilização de laxantes, que podem ser: Laxantes osmóticos, que puxam água para o intestino deixando as fezes mais amolecidas, exemplos: Polietilenoglicol, Muvinlax, Lactulona, Leite de Magnésia.

Algumas mulheres sentem uma dor muito intensa no reto após a cirurgia. Isso em geral se resolve em alguns dias.

Renato Saad – Esse tempo varia de indivíduo para indivíduo. Depende, também, do tipo de alimento ingerido e do primeiro estágio da digestão que se processa na boca durante a mastigação. Em geral, demora entre uma ou duas horas.

Uma histerectomia por via vaginal devida a prolapso requer um período de recuperação de cerca de 6 semanas.

O prolapso de cúpula vaginal ocorre após a histerectomia — em aproximadamente 1% das mulheres que passaram por esse procedimento —, pois a retirada do útero pode enfraquecer os ligamentos e os músculos que suportam a cúpula vaginal, enfraquecendo a sustentação da cúpula.

As principais complicações são hemorragia, infecção, complicações urinárias e intestinais. As mulheres com várias comorbidades associadas terão um maior risco de complicações durante e após a cirurgia, devendo ser tomadas as medidas preventivas pré-operatórias recomendadas.

Entre os motivos de ganho de peso após a histerectomia estão a redução na atividade física, a ansiedade, a redução na produção de hormônios ovarianos.

Recuperação e Cuidados pós-operatórios da histerectomia
Os cuidados pós-operatórios são: Deambulação precoce, começando no mesmo dia da cirurgia. Não ficar deitada na cama. Ande ou fique sentada na poltrona, inicialmente sempre com ajuda da enfermagem.

Apesar de ficar um pouco preso logo após o procedimento, o intestino geralmente volta a funcionar durante o processo de recuperação. A eliminação de gases acontece à medida que o intestino retoma sua função. Caso sinta desconforto proveniente disso, o uso de simeticona (Luftal) pode ajudar e não prejudica a cirurgia.

Após a cirurgia, você pode sentir dor, coceira, formigamento e dormência ao redor do local do corte. Também pode notar algum inchaço ou um pouco de secreção. Essas são reações normais e não devem ser motivo para preocupação ou alarde.

Bliss Cinta Recuperação Pós-Cirurgia 13317 T. 30 Preto é uma cinta de malha compressiva indicada para a recuperação de abdominoplastia, pós parto e histerectomia.