Como fazer um soneto visual?

Perguntado por: lbernardes5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Como fazer um poema visual

  1. Por exemplo, escolhe um objeto para ser o tema do teu poema. Boas sugestões para iniciantes podem ser animais ou comidas favoritas.
  2. Desenha um contorno simples no papel ou no computador. Se estiveres a usar o papel, desenha com um lápis, não com uma caneta.
  3. Escreve o teu poema normalmente.

Já nos poemas visuais, a identificação como soneto decorre da disposição das imagens em dois quartetos e dois tercetos, já a rima, pela repetição da figura em versos alternados.

Os poemas visuais podem ser criados utilizando uma variedade de técnicas, incluindo a manipulação de palavras e letras, a sobreposição de imagens e textos, a utilização de espaços em branco e a escolha de fontes e cores específicas.

O POEMA VISUAL CONSISTE NUMA JUNÇÃO ENTRE A LITERATURA (O TEXTO DO POEMA) COM AS ARTES VISUAIS (A IMAGEM CRIADA ATRAVÉS DAS PALAVRAS). O POEMA VISUAL UTILIZA DE RECURSOS NÃO-FORMAIS PARA EXPRESSAR AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES. VEJA O POEMA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES: Disponível em: GOI NIA.

Com o Adobe Express, é grátis e fácil criar, salvar e compartilhar o design do seu poema visual em minutos.

A poesia visual é um tipo de poesia em que – abolindo-se certas distinções entre os gêneros textuais e outras formas de arte – o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia.

Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som".

POESIA VISUAL É UMA EXPRESSÃO POÉTICA INFORMAL QUE VALORIZA OS EFEITOS VISUAIS, OU SEJA, SUA ESTRUTURA FORMA IMAGENS. ESSA IMAGENS COMPLETAM O SENTIDO DO POEMA, DANDO MAIOR EXPRESSIVIDADE E PODENDO COMBINAR-SE COM OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

Tem como objetivo relacionar a expressão visual com a expressão escrita, promovendo o interesse pela leitura da poesia, uma tentativa de romper com a ditadura da forma discursiva do poema.

Como criar um poema rimado?

  1. Escolha um tema para o seu poema. ...
  2. Escreva algumas palavras relacionadas ao tema que você escolheu. ...
  3. Escolha um esquema de rimas para o seu poema. ...
  4. Comece a escrever os versos do seu poema, usando as palavras que você escolheu e seguindo o esquema de rimas que você definiu.

Poema visual é uma expressão poética não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de imagens. Essas imagens completam o sentido do poema e causam maior ar de expressão, podendo ser combinadas com outras linguagens artísticas.

GM – Há uma confusão entre as duas, porque ambas têm um apelo à imagem muito forte. Mas a poesia visual nem sempre se utiliza da palavra, ela passa sua mensagem pela imagem, tendo ela caracteres tipográficos ou não. Na poesia concreta a palavra está sempre presente, fragmentada, fundida, reinventada, mas está lá.

Um deles é o que chamamos de poesia visual: são textos verbais cujo formato pode ser um desenho com palavras a partir do conteúdo do poema, não obedecendo necessariamente a orientação de leitura da escrita alfabética, de cima para baixo, da esquerda para a direita.