O que é paródia Brasil escola?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Já a paródia é um exemplo de recriação baseada em um caráter contestador, às vezes até utilizando-se de uma certa dose de ironia e sarcasmo.

A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.

A paródia consiste na recriação/releitura de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Além de humor, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra original, por meio de alterações no texto ou na imagem do produto original, por exemplo.

1. Paródia: O termo “paródia” vem do grego (parodès) e significa “um canto (poesia) semelhante a outro”. Trata-se de uma imitação burlesca muito utilizada nos textos humorísticos, onde o sentido é levemente alterado, geralmente pelo tom crítico e o uso da ironia.

Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.

Basicamente, são utilizadas palavras diferentes, outras estruturas e até estilos variados, porém, as ideias do texto original são mantidas. Não existe mudança na temática central do texto. A paródia altera o sentido da obra levando-a para outro contexto com o objetivo de satirizar algum tema.

Principais características

  • Paródia verbal: ocorre a alteração de uma ou outra palavra do texto.
  • Paródia formal: em que o estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados para promover zombaria.
  • Paródia temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor.

Paródias são versões diferentes de uma poesia ou uma letra de música, que respeitam o mesmo ritmo e a mesma composição dos versos. Em outras palavras, é o exercício de criar uma nova poesia ou música sobre algo que já existe. E eu comprovei que criar paródias é uma brincadeira super divertida.

Diferença entre Paráfrase e Paródia
Enquanto que a paráfrase usa da intertextualidade para exemplificar a ideia central do conteúdo original a partir de outras palavras, a paródia tem a intenção de recriar o texto original a partir de um ponto de vista crítico, irônico, cômico ou satírico.

A paródia pode ser definida como um gênero textual que possui em sua essência o processo de intertextualidade. Tal processo ocorre quando, “[...] um texto, está inserido em outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade” (KOCH; ELIAS, 2011, p.

Podemos encontrar paródias em qualquer meio de comunicação, seja na literatura, na televisão, ou até mesmo nas redes sociais. À primeira vista, uma paródia pode parecer uma ofensa ao Direito Autoral, já que o parodista está se apropriando de uma obra que já existe.

A paródia é a imitação cômica de composição literária, filme, música, obra qualquer, com o intuito de ironizar e entreter, sem causar prejuízo à obra original. As paródias são permitidas por lei e o autor da obra, em regra, não pode impedir a sua veiculação, pedir indenização ou créditos.

A paródia é um recurso didático que além de contribuir de forma direta para a memorização do conteúdo, ela colabora para a retomada da consciência critica do aluno, através da utilização de músicas populares entre os mesmos (SILVA, PEREIRA E MELLO 2015).

substantivo feminino Imitação irônica, jocosa; obra que imita outra, com o propósito de satirizar ou ridicularizar seu conteúdo: seu filme será uma paródia da vida americana. Qualquer imitação cômica, caricata, que causa riso ou zombaria: com sua paródia, o autor mostra o ridículo da condição humana.

A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária ou musical, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes. Uma lata de Buzz Cola. Uma paródia "simpsoniana" baseada nos refrigerantes Coca-Cola e Pepsi.

Segue abaixo algumas situações em que a música pode ser usada para estimular a criatividade dos alunos:

  1. Realização de oficinas musicais.
  2. Utilizar objetos que emitem sons no dia a dia das aulas.
  3. Propor a criação de paródias ou letras musicais relacionadas ao conteúdo.