Como fazer um mapa mental?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

2. Como fazer um mapa mental simples

  1. Defina o tema principal. O título do mapa mental deve ser escrito em letras grandes no meio do papel. ...
  2. Elenque os subtópicos principais. ...
  3. Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico. ...
  4. Faça um desenho simples em cada palavra-chave principal. ...
  5. Sequencie a ordem dos agrupamentos.

Em geral, o mapa mental é feito a partir de palavras-chave relacionadas ao tema central dos conteúdos que estão sendo estudados. Atualmente, há inúmeros aplicativos para montar um mapa mental online, mas ele também pode ser feito em papel.

Um mapa mental é um diagrama utilizado para organizar informações de maneira visual. O mapa mental pode ser utilizado para estudos, para organização de tarefas ou estruturação de um planejamento. No centro de um mapa mental coloca-se o objetivo ou a ideia central, de onde partem outras informações a ela relacionadas.

Como estudar com mapas mentais?

  1. Use uma folha em branco.
  2. Defina o tema central.
  3. Aponte os subtópicos.
  4. Tenha um bom planejamento.
  5. Resuma o conteúdo.
  6. Conte com outros elementos visuais.
  7. Use exemplos da Internet.

Com a Visme, fazer um mapa mental é 100% grátis. Faça o download facilmente como uma imagem JPEG. Se você quiser fazer o download como PNG ou PDF, você precisará atualizar para um Plano Premium.

O que não pode faltar em um mapa mental? É preciso trabalhar bem as cores, imagens, formatos e outros elementos do mapa. No entanto, evite em um primeiro momento exagerar nos detalhes gráficos, como vemos em alguns exemplos de mapa mental disponibilizados na internet.

Faça o trajeto descrevendo ruas, avenidas, colocando seus respectivos nomes. Destaque, por meio de figuras ou símbolos, referências como ponto de ônibus, ginásios, igrejas, centros comerciais entre outros. Elabore uma legenda contendo as figuras e os símbolos inseridos no mapa, desenhe a mesma ao lado do mapa.

Como fazer mapas mentais para concursos: 5 passos para criar o seu

  1. Passo 1: Crie uma ideia central.
  2. Passo 2: Adicione filiais e ramificações ao seu mapa.
  3. Passo 3: Adicione palavras-chave.
  4. Passo 4: Use diferentes cores em seus ramos.
  5. Passo 5: Inclua imagens.

Mapa mental é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas.

Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.

Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

  • GoConqr (goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais/)
  • MindMeister.
  • Draw.io.
  • Coggle (coggle.it)
  • Canva (canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental)
  • Gliffy.

MindMeister. O MindMeister é uma das ferramentas mais populares para criação de mapas planejados, com diversos recursos para colaboração em tempo real. A versão gratuita permite a criação de até três mapas.

Nos estudos para concursos públicos, os mapas mentais podem simplificar conceitos complexos e conteúdos extensos, trazendo a sua atenção para os pontos essenciais e auxiliando na memorização. Também é uma maneira mais rápida de revisar do que a leitura dos resumos em tópicos, por exemplo.

É possível fazer mapa mental online com o LucidChart, app gratuito disponível para Android e iPhone. Para ter acesso ao aplicativo, é preciso se cadastrar na plataforma antes. Os templates de mapa mental disponíveis são divididos em categorias, com temas de educação, negócios, engenharia e mais.

Como fazer um mapa mental grátis?

  1. Clique em seu documento onde deseja criar o desenho.
  2. Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em Formas,
  3. Quando você encontrar a forma que deseja inserir, clique duas vezes para inseri-la automaticamente ou clique e arraste para desenhá-la em seu documento.

Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico
Siga as cores utilizadas nos subtópicos principais, escreva letras menores e puxe setas a partir do subtópico relacionado. Não há limite para quantidade de palavras puxadas nem de subtópicos de subtópicos.