Como fazer soro caseiro?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.

Para preparar o soro caseiro com a colher medida padrão basta misturar:

  1. 1 copo (200ml) de água mineral, filtrada ou fervida;
  2. 2 medidas de açúcar;
  3. 1 medida de sal.

Para que serve o soro caseiro? Trata-se de uma solução composta por sais minerais (eletrólitos), carboidrato (açúcar) e água. Essa fórmula é utilizada para ajudar a repor a água e os sais perdidos nos quadros de desidratação decorrentes das seguintes condições: Diarreia.

O soro caseiro é uma fórmula utilizada para combater a desidratação, principalmente em casos de vômito e diarreia. Eficiente para repor a água e os sais minerais no organismo, sua utilização é muito comum em casos como viroses, gastroenterite ou dengue.

A receita básica, de 500 ml da solução, é bem simples de fazer e requer poucos ingredientes básicos que são fáceis de se encontrar em casa:

  1. 1/2 colher de sopa de açúcar (cerca de 10 g);
  2. 1/2 colher de chá de sal (cerca de 1,75 g);
  3. 500 ml de água filtrada.

Essa colher tem 2 lados, um grande e um pequeno. Para preparar o soro, basta adicionar a 200 mL de água (1 copo americano) 2 medidas do lado grande de açúcar e 1 medida do lado pequeno de sal.

10 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de diarreia. 2 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de vômito. Nas crianças, o recomendado é 50 mL por quilo de peso a cada 4 horas. Ex: uma criança de 10 quilos deve consumir 500 mL de soro no período de 4 horas.

Porque o sal e o açúcar possuem elementos que fixam a água no organismo, evitando que ele se desidrate. A célula absorve a água através do sistema de transporte ativo, ou seja, a água tende a passar de um meio menos concentrado para um mais concentrado.

Água, sucos, chás e soro caseiro, tudo é indicado na hidratação. Para fazer o soro caseiro, basta adicionar, em um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher (de café) de sal. De acordo com a médica, a quantidade de líquido pode variar, o mínimo é de dois litros por dia.

  1. Beba muita água e líquidos. Uma das principais consequências da diarreia é a desidratação. ...
  2. Consuma alimentos leves e de fácil digestão. ...
  3. Use probióticos. ...
  4. Evite medicamentos antidiarreicos, a menos que prescritos por um médico. ...
  5. Descanse e evite atividades extenuantes. ...
  6. Devo procurar um médico?

Sintomas da desidratação

  • Sede.
  • Diminuição da sudorese.
  • Diminuição da elasticidade da pele.
  • Diminuição da produção da urina.
  • Boca seca.

Caso haja, o recomendado é ingerir o soro caseiro na mesma quantidade perdida. Segundo os especialistas, o soro caseiro pode ser guardado por até 24 horas, desde que em um recipiente fechado e, de preferência, refrigerado. Depois deste período ele deve ser descartado.

- 250 ml de água filtrada morna; - 1 colher tamanho pequeno com sal; e. - 1 colher de bicarbonato de sódio.

- limão. Ferver um litro de água e deixar arrefecer, juntar o sumo de um limão, duas colheres de sopa rasas de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de sal. Durante a diarreia como já referimos é fundamental o aumento do consumo de líquidos, por isso as sopas são uma ótima opção.

O Soro para Desidratação Pedialyte Zinco 45 Maçã é indicado para o tratamento de reposição de perdas de águas e eletrólitos. O medicamento mantém a hidratação, mesmo após diarréias agudas e vômitos. Pode ser usado em bebês, crianças e adultos.

Menor que a colher de chá, a colher para café é a menor unidade de medidas para líquidos, correspondendo a 2,5 ml.