Como fazer sombreado de lápis de cor?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.

Se deseja uma sombra vermelha, por exemplo, adicionar verde (a cor oposta no círculo cromático) criará uma sombra mais escura, quase marrom. Adicione amarelo ao roxo para um roxo mais escuro, laranja ao azul para um azul mais escuro e vermelho ao verde para um verde mais escuro.

1- Use o lápis certo para sombrear seus desenhos
O lápis ideal para desenhar sombras é o lápis 4B ou 6B. Estes são macios, grossos e mais escuros, perfeitos para criar tons mais escuros que outros lápis não conseguem alcançar.

Então, pra fazer esse tipo de degradê, você pode começar a pintura segurando na ponta do lápis, para ter mais pressão e uma cor mais chapada. E depois, terminar segurando no final, criando assim um degradê bem suave. Mas, caso você tenha um controle maior da pressão no lápis, você pode fazer segurando direto na ponta.

Pegue o lápis e mova-o formando círculos pequenos sobre o papel. Essa técnica circular dá uma textura realista em roupas, céus, árvores, animais e rostos. Experimente fazer círculos de tamanhos diferentes em um papel de rascunho para descobrir que estilo você prefere. Escureça a cor sobrepondo os círculos pequenos.

Escureça as áreas mais distantes da fonte de luz.
Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada.

Passe lápis preto na pálpebra
Aplique o lápis preto na pálpebra, rabiscando com traços disformes — preencha bem a raiz dos cílios e suba até a altura do côncavo dos olhos. Em seguida, passe a sombra preta em cima de toda a região preenchida com o lápis. Por último, aplique a sombra marrom na linha do côncavo.

A técnica de sombreamento é utilizada basicamente para criar sombra, representando de maneira contundente a luz e a escuridão de algo em um desenho, além de dar textura à figura ou imagem.

Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.

A POSIÇÃO E O COMPRIMENTO DAS SOMBRAS VARIAM DEPENDENDO DA POSIÇÃO APARENTE DO SOL NO CÉU. APROXIMADAMENTE AO MEIO-DIA, AS SOMBRAS SÃO MENORES, POIS O SOL ESTÁ NA POSIÇÃO MAIS ALTA NO CÉU. À TARDE, QUANDO O SOL SE PÕE, AS SOMBRAS FICAM NOVAMENTE LONGAS E SE PROJETAM PARA OS LADOS DO LESTE.