Porque os psicólogos pedem para desenhar uma pessoa?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 6 votos

Através do desenho, o psicólogo consegue obter informação acerca do funcionamento da criança, do seu modo de estar perante os outros, do modo como projeta através dos elementos que desenha, o seu temperamento, as suas áreas de conflito, etc.

Desenho da figura humana: para que serve
Uma intensa experiência demonstrou que os desenhos da figura humana representam uma profunda e íntima expressão da personalidade de quem desenha. Quando um sujeito tenta “desenhar uma pessoa”, deve resolver diferentes problemas e dificuldades procurando um modelo ao seu alcance.

O Teste do Desenho da Figura Humana (DFH) é amplamente utilizado como uma técnica de avaliação do desenvolvimento cognitivo, porém, o reconhecimento da validade deste instrumento ainda hoje não está completo.

Através da psicologia se faz o estudo dos desenhos, e com ele se pode compreender melhor a criança, porque ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela pensa e sente sobre as pessoas, o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características como pessoa.

Se seu desenho está na parte superior direita da folha, você é uma pessoa dominante que parte para conflitos e não teme o imprevisível. Se eu desenho está no centro, Você luta pelos seus interesses e busca harmonia com as pessoas ao seu redor. Quanto mais alto está o desenho, mas forte é essa característica em você.

É um motivacional, mexe com a gente, estimula. Também é uma demonstração de carinho através de algo feito por nós mesmos, uma homenagem. Desenhamos pessoas que gostaríamos de ser ou que nos inspiram.

Os testes do desenho do relógio (TDR) e de fluência verbal (FV) são de simples aplicação e amplamente utilizados em avaliações neuropsicológicas que procuram investigar síndromes demenciais em idosos.

Um alerta: o desenho das figuras humanas nos parece um excelente instrumento para conhecer melhor a dinâmica de uma pessoa: as percepções de si mesmo, e a visão do outro que habita o mundo interno do sujeito. Visão inspirada pelas interações que o sujeito manteve e mantém e que mediatiza sua conduta interpessoal.

O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.

Por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. É por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade.

Rabiscar, colorir e praticar o desenho livre aumentamo fluxo sanguíneo em determinadas partes do cérebro,o que gera prazer e sensação de criatividade. Muitas pessoas consideradas criativas praticam atividades artísticas ou pequenos hobbies apenas para benefício próprio.

A árvore nos traz uma simbologia muito forte da vida, dos ciclos, da obra, da relação com o meio e dos diferentes momentos pelo qual passamos.