Por que eu não consigo desenhar?

Perguntado por: tqueiroz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Vários motivos podem criar um bloqueio mental mais sério. Ansiedade, TOC, traumas. O terceiro ponto é você arrumar estratégias e buscar conhecimento para entender o motivo exato, por você não conseguir mais desenhar, ou o que impede você de fazer isso.

De acordo com o site Live Science, os pesquisadores descobriram que existem três fatores que podem influenciar a habilidade que um indivíduo possui de desenhar figuras de forma realista: a maneira como ele percebe a realidade, sua memória com relação à informação visual e quais elementos ele seleciona para desenhar.

falta de destreza ou coordenação olho-mão. falta de criatividade que é de fato criatividade bloqueada. falta de experiência. abundância de maus hábitos.

Qualquer pessoa está apta a aprender qualquer coisa e desenvolver qualquer tipo de talento. Portanto, não é necessário que você tenha nascido com o dom do desenho, caso queira levar essa arte e habilidade a frente. O mais importante aqui, na verdade, é a força de vontade e a identificação com o tema.

Qualquer pessoa está apta a aprender qualquer coisa e desenvolver qualquer tipo de talento. Portanto, não é necessário que você tenha nascido com o dom do desenho, caso queira levar essa arte e habilidade a frente. O mais importante aqui, na verdade, é a força de vontade e a identificação com o tema.

Desenhar melhora a inteligência
Bem, alguns estudos científicos já comprovaram isso, então quem somos nós para discordar, não é mesmo? Além disso, por alguns motivos, nós podemos dizer que desenhar torna mesmo você uma pessoa mais inteligente a cada dia.

É possível aprender a desenhar sozinho? Sim! Aprender a desenhar sozinho é possível e não necessariamente algo dificílimo. Se você já nasceu com um certo talento para o desenho ou praticou bastante no início da vida, com certeza terá mais facilidade.

O progresso no desenho pode ser rápido, pode levar muitos meses ou até anos. Tudo depende da sua motivação. Pode parecer simples, mas permanecer motivado nem sempre é tão fácil.

Desenhar permite a expressão de emoções e pensamentos, por vezes muito difíceis de manifestar verbalmente de forma espontânea. Ao mesmo tempo, enquanto desenha, a criança revela toda uma linguagem corporal, também ela informativa.

E os principais fundamentos do desenho são:

  1. Linhas;
  2. Formas;
  3. Luz e Sombra;
  4. Teoria das cores;
  5. Perspectiva;
  6. Anatomia;
  7. Composição.

O exercício mais comum para quem está começando é treinar com linhas e formas geométricas. Por exemplo, desenhar várias retas, uma embaixo da outra, e fazer o mesmo depois com círculos, espirais, etc.

Desenhe todos os dias
A melhor forma de aperfeiçoar uma habilidade é praticar várias vezes, até dominar a técnica. Tire ao menos vinte minutos por dia para desenhar o que vier à cabeça. Não precisa ter sentido, o importante é começar a exercitar os músculos da mão e adquirir o hábito de desenhar.

Desenhe linhas retas e curvas.
Crie também o hábito de girar a mão enquanto desenha para aprender a controlar cada vez mais o resultado. Faça linhas longas e fluidas, em vez de curtas e quebradas. Desenhe também outras formas, como triângulos e círculos.

Faça rabiscos num pedaço de papel se não conseguir pensar em nada. Desenhe linhas, formas simples, personagens de desenho animado ou tudo o que vier à sua mente. O ato físico de mexer a mão pode ajudar você a se sentir reenergizado e a pensar de forma expansiva, quase que subconsciente.

Você não precisa saber desenhar para ser um designer, mas sem dúvida, aprender algumas técnicas de desenho irá ajudá-lo a se tornar um designer melhor. “Design é sobre encontrar soluções, então quanto mais ferramentas você dominar, maior será o seu leque de opções.

Um desenhista é responsável por criar imagens para diversos fins e usar diversas técnicas e ferramentas para criar imagens que sejam atraentes e comunicativas.