Como sombrear um desenho com lápis?

Perguntado por: nxavier8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 7 votos

Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada.

Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.

Os lápis de tipo 4B podem ser utilizados para desenhar cabelos, os de 6B se dão bem na composição de sombras e os mais pigmentados e macios, como os tipos 8B e 9B, são muitos utilizados para fazer contorno de desenhos e preenchimento de áreas escuras.

Técnica De Sombreamento

  1. Desenhe um círculo e decida de onde a luz virá;
  2. Divida o circulo em 4 partes, de acordo a direção da luz;
  3. Pinte, fazendo um degradê entre elas: bem claro em “luz refletida, forte na “sombra”, médio no “meio tom”, não pinte em “brilho”;
  4. Esfume! ...
  5. Para finalizar, pode fazer a sombra projetada.

A técnica de sombreamento é utilizada basicamente para criar sombra, representando de maneira contundente a luz e a escuridão de algo em um desenho, além de dar textura à figura ou imagem.

Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada. As formas arredondadas terão sombras refletidas do lado oposto ao da fonte de luz.

O ideal é trabalhar através de camadas de cor, ou seja, fazendo uma sobreposição de cores até chega na cor desejada (e não de uma única vez pressionando o lápis com toda a força no papel). Dessa forma conseguimos uma pintura mais uniforme.

Evite usar o lápis deitado, isso pode até tornar mais fácil o sombreamento, porém, o deixa mais rústico. Deixe o lápis sempre bem apontado. Pontas arredondadas pode facilitar o sombreamento, mas também o deixa poroso. Por isso, o melhor caminho é deixar a ponta sempre longa e fina, e ir treinando a leveza da mão.

Os Esfuminhos foram criados especificamente para obter efeitos esfumado para técnicas secas como lápis, pastel e carvão, possivelmente criando texturas mais suaves e degrades, podendo ser utilizado também com lápis de cor.

– 2B. É ideal para esboços devido aos traços escuros do grafite, que é macio.