Como praticar o desenho?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 14 votos

Práticas para desenhar melhor

  1. Melhore sua memória visual para aperfeiçoar seus desenhos.
  2. Trabalhe a concentração e a paciência.
  3. Desenhe sempre que puder.
  4. Não acomode-se e tente sempre melhorar.
  5. Visite museus e galerias de arte.
  6. Dicas para melhorar suas habilidades de desenho.
  7. Desenho e pintura: mostre o que você faz.

Para aprender a desenhar de forma realista, é melhor começar com suas próprias observações da realidade. Observar o modelo que se pretende desenhar permitirá desenhar personagens, flores ou animais, respeitando as proporções corretas de cada forma.

No desenho, essa evolução acontece com os exercícios básicos. Com um lápis e um papel você já pode iniciar. O exercício mais comum para quem está começando é treinar com linhas e formas geométricas. Por exemplo, desenhar várias retas, uma embaixo da outra, e fazer o mesmo depois com círculos, espirais, etc.

A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação).

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.

Alguns tipos de desenho artístico podem ser realistas, como o retrato, ou longe da realidade, como caricaturas, ou mesmo surrealistas ou abstratos.

E, é nesse ponto que o desenho pode se classificar das seguintes formas: de memorização, de observação, criativo ou individual.

Comece pelo básico
Por isso, comece pelos princípios básicos do desenho, treinando formas geométricas e técnicas de luz e sombra, hachuras, reparando em aspectos como perspectiva, proporção, cores etc. Dominar o básico é fundamental para quem quer aprender sozinho e aperfeiçoar suas habilidades de desenho.

Cilindros de uma forma ou de outra podem ser observados em nossa vida cotidiana como copos, canos, braços, galhos de árvores, então eles são um aquecimento que vale a pena fazer antes de quase qualquer sessão de desenho e é muito útil como uma prática autônoma.

E os principais fundamentos do desenho são:

  1. Linhas;
  2. Formas;
  3. Luz e Sombra;
  4. Teoria das cores;
  5. Perspectiva;
  6. Anatomia;
  7. Composição.

Vários motivos podem criar um bloqueio mental mais sério. Ansiedade, TOC, traumas. O terceiro ponto é você arrumar estratégias e buscar conhecimento para entender o motivo exato, por você não conseguir mais desenhar, ou o que impede você de fazer isso.

Ser um desenhista profissional envolve muito trabalho, dedicação e talento. Para começar, é importante desenvolver habilidades, praticando desenho, pintura e outras técnicas de arte. É também importante estudar o trabalho de outros artistas e absorver tudo o que você puder.