Como fazer o nariz parar de escorrer?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O que fazer para parar de escorrer o nariz? Existem diversas opções para tratar o corrimento nasal e fazer o nariz parar de escorrer, incluindo: lavagem nasal com soro fisiológico, anti-histamínicos e corticosteroides, hidratação adequada, evitar irritantes ambientais, e em casos graves, cirurgia endoscópica.

Confira nossas dicas:

  1. Lavagem nasal com soro fisiológico. ...
  2. Assoar o nariz é muito importante. ...
  3. Beber bastante água. ...
  4. Inalar vapores ou fazer nebulização. ...
  5. Manter o ambiente limpo e com boa umidade do ar. ...
  6. Tomar remédios para coriza.

Infecções mal curadas. Já que tocamos no assunto, infecções respiratórias mal curadas, mesmo gripes e resfriados, podem causar o corrimento nasal recorrente. Nesses casos, o organismo não consegue se recuperar de uma infecção e já é atacado por outra, gerando um ciclo que acaba aumentando sua vulnerabilidade.

Para isso, é recomendado ingerir muito líquido e fazer a lavagem nasal, que consiste em limpar as narinas com seringa e soro (0,9%) em temperatura ambiente.

“O paciente com Covid-19 costuma ter tosse seca e cansaço, mas, em quadros mais graves, pode apresentar dificuldade para respirar, falta de ar e pressão (aperto) no peito. No entanto, não necessariamente haverá coriza e congestão nasal.

A congestão nasal, ou o popular “nariz entupido”, acontece quando as narinas ficam obstruídas pelo acúmulo de muco. Normalmente, uma inflamação ou infecção afeta o tecido interno das narinas e a secreção é produzida em excesso, bloqueando a passagem de ar e resultando na sensação de nariz entupido e/ou escorrendo.

Contém mentol e cânfora. Posicione o inalador verticalmente em uma narina, tape a outra e aspire profundamente os vapores medicinais. Use até 20 vezes ao dia, evite que outras pessoas usem o mesmo inalador para não espalhar a infecção. Em caso de ingestão acidental, procure auxílio médico imediatamente.

O nariz entupido a noite pode causar problemas de sono? Sim. Ter congestão, nariz entupido e outros sintomas nasais aumentam a probabilidade de você ter apneia obstrutiva do sono, um distúrbio no qual você para repetidamente de respirar enquanto dorme.

Existem diversas opções para tratar o corrimento nasal e fazer o nariz parar de escorrer, incluindo: lavagem nasal com soro fisiológico, anti-histamínicos e corticosteroides, hidratação adequada, evitar irritantes ambientais, e em casos graves, cirurgia endoscópica.

O que normalmente faz com que o nariz fique escorrendo são as bactérias, vírus e alérgenos que invadem as vias nasais, desencadeando uma reação inflamatória. Esta reação resulta na produção de muco em excesso, que é uma forma do organismo eliminar germes e substâncias irritantes.

Coceira e espirros
Um banho quente ou inalação podem umidificar a mucosa nasal e ajudar a aliviar esse sintoma de rinite alérgica. Lembre-se de que o tratamento para esse tipo de doença respiratória deve ser individualizado e depende de fatores que variam de pessoa para pessoa.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Cloratadd ® é indicado para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos.

Espirrar muito está quase sempre ligado à rinite alérgica
Se uma pessoa começa a espirrar muito, o mais provável é que ela tenha rinite alérgica. Eu diria que a grande maioria dos espirros (em excesso ou não) estão associados com algum tipo de rinite alérgica”, informa o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.