Como fazer o chá de hortelã?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 14 votos

Para preparar o chá de hortelã, deve-se ferver 150 ml de água, e quando começar a ferver, apagar o fogo. Depois, basta acrescentar 1 colher de sopa de folhas de hortelã, tampar, deixando descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber.

Receita do chá de hortelã

  1. Coloque a água para ferver e desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas (1 colher de sopa) para 300 ml de água;
  3. Abafe por cinco minutos.

Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de folhas secas de hortelã em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos, coar e beber o chá entre 2 a 4 vezes ao longo do dia. Em alternativa, as folhas frescas retiradas da planta também podem ser utilizadas.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Modo de preparo
Primeiramente, ferva a água e desligue assim que levantar fervura; Na sequência, adicione a hortelã, tampe e deixe abafar por 5 minutos; Beba em seguida e repita de 2 a 4 vezes por dia, enquanto durarem os sintomas.

A hortelã faz bem para a saúde? Sim!

  • Alivia tosse e congestão nasal.
  • Combate doenças respiratórias.
  • Melhora a Síndrome do Intestino Irritável.
  • Reduz os gases.
  • Melhora a digestão.
  • Melhora a saúde da pele.
  • Possui ação calmante.

Chá de hortelã
No sono, ele é capaz de proporcionar calmaria — aqui, vale até mesmo combiná-lo com outras plantas, como a camomila ou a lavanda. Portanto, fique tranquilo, se você tinha essa dúvida, chá de hortelã pode tomar à noite, sim!

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

O Chá Misto de Limão e Hortelã com Cravo ORÁ é uma alternativa saborosa para desfrutar dos benefícios da ora-pro-nóbis combinados com limão e hortelã com cravo. Esta mistura especial oferece apoio à saúde intestinal e digestiva, além de importantes qualidades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento.

Colocar as folhas de hortelã numa xícara de chá com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.

Chá de hortelã é um chá de ervas (em inglês, herbal tea) feito através da infusão de folhas de hortelã com água quente. Adoçantes, tais como açúcar e mel, podem ou não ser adicionados. Chá de hortelã não tem cafeína.

COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ PARA GORDURA NO FÍGADO:

  1. Coloque algumas folhas de hortelã-pimenta frescas em um bule ou xícara.
  2. Ferva a água e despeje sobre as folhas de hortelã.
  3. Deixe em infusão (imersão da folha diretamente na água quente) por cerca de 5 minutos.
  4. Coe e sirva em uma xícara.

Caso a bebida seja preparada com água de torneira, recomenda-se deixá-la ferver por uns dois minutos (para remover o cloro dissolvido na água) e deixá-la esfriar até uma temperatura adequada (por volta de 60 graus)”, aconselha o químico.

Quantidade de ervas
O ideal é seguir o padrão: 1 colheres de chá da erva seca, em torno de 3 gramas, com uma colher da erva fresca, 10 gramas, para cada 200 ml de água. Faça um pré-aquecimento, escaldando a água quente e o recipiente antes de preparar o chá, para evitar a queda de temperatura de uma forma brusca.