Como fazer o bebê tomar soro?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

O soro deve ser oferecido aos poucos para a criança, num bebê pequeno pode ser feito com seringa de 10 ml, em bebês pouco maiores uma medida de um copo de café desses descartáveis, e para crianças maiores, um copo maior de 100 a 200ml.

O soro caseiro deve ser oferecido em pequena quantidade e várias vezes, por exemplo: meio copo para crianças acima de dois anos a cada 30-40 min. Para as crianças abaixo de dois anos, pode ser oferecido a colheradas. É importante observar se há perda de líquido por meio de diarreia e vômitos.

Oferecer ao bebê e à criança água, água de coco, leite materno ou fórmula infantil para satisfazer a sede. A alimentação deve iniciar 4 horas depois da reidratação oral, sendo recomendados alimentos de fácil digestão com o objetivo melhorar o trânsito intestinal.

Se, mesmo assim, os sintomas da desidratação persistirem, o pediatra pode indicar o soro, eficaz para repor tanto a água quanto o sódio e outros sais importantes para o funcionamento do sistema neurológico humano é através do soro caseiro, ingerido oralmente, no caso da diarreia aguda.

Embora estes "sais" sejam feitos especialmente para o tratamento da desidratação, também podem ser usados para evitá-la. OSRO não deve ser misturado com leite, sopa, suco de frutas ou refrescos.

O soro ácido pode ser usado vantajosamente para esses produtos, misturando-se bem com o caráter ácido dos sucos de frutas, especialmente sucos de laranja e outros de frutas cítricos usados com mais frequência.

Sintomas de desidratação em crianças
A boca está seca. O volume de urina está baixo. O bebe está menos alerta e menos ativo (letárgico).

Sinais e sintomas
Pode ter a pele amarela (icterícia) e muito seca. Tem menos urina e dejecções (estas podem ser ainda escuras como as do nascimento) e perdeu muito peso - ainda não recuperou o peso do nascimento aos 10 dias de vida e/ou continua a perder peso.

Sede constante, agitação, cansaço, moleira afundada, boca e pele secas, lábios rachados, olhos fundos, choro sem lágrimas, diminuição da quantidade de urina e urina muito concentrada e de cor amarelada são alguns dos sintomas de que seu bebê pode estar desidratado.

O processo é rápido? Depende da idade, do peso, do distúrbio causador e da quantidade de líquido perdida. Por exemplo: um bebê de 1 mês, excessivamente agasalhado em um dia de calor, pode ficar desidratado em apenas uma hora.

O soro de rehidratação oral , no caso PEDIALYTE, é indicado nos casos de desidratação leve a moderada, sem contra indicação em crianças, desde que tenha sua prescrição realizada pelo pediatra assistente.

São eles:

  • mal-estar, fraqueza, sonolência;
  • irritabilidade, dificuldade de atenção;
  • sensação de fome, quando na verdade é sede;
  • dor de cabeça, principalmente pela manhã; e.
  • tontura ao levantar-se da posição sentada ou deitada (hipotensão postural).

Além da água, alimentos e outras bebidas podem contribuir com a sua hidratação diária. Melancia, melão, morango, laranja e outras frutas tem um alto teor de umidade que ajuda na hidratação de quem as consome.

Confira 5 dicas para manter a pele do bebê hidratada

  1. 1 – Use produtos feitos especificamente para bebês. ...
  2. 2 – Proteja o bebê contra o frio, mas sem exageros. ...
  3. 3 – Se atente a temperatura da água durante o banho. ...
  4. 4 – Use umidificador de ar em tempos secos. ...
  5. 5 – Hidrate a pele do bebê ...
  6. 6 – Faça uma massagem no bebê

Quando os lábios estão muito secos e a língua não sente mais a salivação, certamente o seu corpo precisa se hidratar. Mas não é só a boca que passa pela secura. Órgãos como a pele também descamam, as unhas podem ficar quebradiças…